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Authors
Abstract(s)
As organizações têm de ser flexíveis, transparentes e inclusivas, no sentido de reforçarem a
sua conduta de boas práticas e coesão interna ao serviço do progresso humano junto das suas
diferentes partes interessadas. Para isso, o papel da comunicação nas organizações é
decisivo, de modo a proporcionar uma maior participação e um redobrado sentido para se
gerarem organizações socialmente mais responsáveis (Brandão, 2018). Desse modo, a
comunicação interna é um processo complexo, multidimensional e imprescindível para o
desenvolvimento das organizações (Marchiori, 2011), com o engagement dos colaboradores
a assumir-se como um elemento vital para se atingir melhores performances (Welch, 2011).
Na área da saúde, a abordagem do marketing social é mais eficaz na mudança de
comportamentos dos consumidores (Aras, 2011).
O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular realizado no Hospital da
Luz Coimbra, no departamento de marketing e comunicação, entre oito de novembro de
dois mil e vinte e um e trinta e um de maio de dois mil e vinte e dois, pretendendo refletir
todos os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado e a sua aplicação em
contexto de trabalho, para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Negócios
Internacionais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: enquadramento teórico, com uma
abordagem aos conceitos de marketing, comunicação e comunicação interna, bem como
algumas teorias e formas de motivar os colaboradores de uma organização; caraterização da
entidade acolhedora; descrição das atividades realizadas em estágio; e conclusão.
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Keywords
Marketing Engagement Comunicação interna