Repository logo
 
Publication

O Marketing de Conteúdo como estratégia de marca: o caso do Choupana Caffé

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMotta, Joana Terra
dc.contributor.authorFonseca, Carolina Isabel Farias
dc.date.accessioned2021-02-11T11:23:27Z
dc.date.available2021-02-11T11:23:27Z
dc.date.issued2020-12-04
dc.description.abstractNa atual era tecnológica, o marketing de conteúdo ganhou destaque por parte das empresas que pretendem promover conteúdo relevante para os seus consumidores e para que, futuramente, exista um aumento de notoriedade. A escolha do tema para esta investigação resulta das funções desempenhadas ao longo de um estágio curricular que decorreu na agência de comunicação e marketing digital em Lisboa, a Keep it Real. Ao longo de todas as tarefas executadas tornou-se notório que existia uma marca com maiores fragilidades ao nível do conteúdo desenvolvido, o Choupana Caffe, uma cafetaria/padaria de fabrico próprio conhecida pelos seus croissants em Lisboa. O presente relatório de estágio tem como objetivo compreender o marketing de conteúdo desenvolvido pela marca na rede social Instagram influencia o engagement nos utilizadores. A estrutura deste relatório parte de uma revisão de literatura com conceitos sobre o tema em questão, uma análise geral e a realização de uma análise de conteúdo específica da marca escolhida. Consequentemente, após a medição do engagement de várias publicações, o tipo de relacionamento dos seguidores e as publicações que tiveram maior número de interações, foram identificados vários elementos que demonstram que apesar do Instagram trazer um valor positivo para a marca, existe espaço e necessidade de melhoria da sua comunicação e de definição de uma estratégia eficaz e eficiente.pt_PT
dc.description.abstractIn the current technological age, content marketing has gained prominence from companies that intend to promote relevant content for their consumers and to increase notoriety. The theme in question for the research results from the tasks developed during a curricular internship that took place at the communication and digital marketing agency in Lisbon, Keep it Real. Throughout the work carried out, it became obvious that there was one brand with greater weaknesses when regarding content marketing, Choupana Caffe, a self-made coffee shop/padry known for its croissants in Lisbon. This internship report aims to understand the content marketing developed by the brand on the Instagram social network and to indicate how it could stimulate positive attitudes that would lead to the engagement of its users. The report’s structure starts from a literature review with concepts on the subject in question, a general analysis and the carrying out of a content analysis specific to the chosen brand. Consequently, after measuring the engagement of several publications, the type of relationship from the followers and the publications that had the greatest number of interactions, several elements showed that, even though Instagram brings a positive value to the brand, there is space and need to improve its communication and to define an effective and efficient strategy.pt_PT
dc.identifier.tid202630501pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35347
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectMarketing de conteúdopt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectChoupana Caffe.pt_PT
dc.titleO Marketing de Conteúdo como estratégia de marca: o caso do Choupana Caffépt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-MD - Carolina Fonseca.pdf
Size:
14.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format