Repository logo
 
Publication

Adaptar, contextualizar e dar significado às aprendizagens

dc.contributor.advisorXavier, Lola Geraldes, 1973-
dc.contributor.authorCosta, Ana Maria da Silva
dc.date.accessioned2016-03-18T10:48:32Z
dc.date.available2016-03-18T10:48:32Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste trabalho de investigação tem por finalidade contribuir para o conhecimento de práticas eficazes de ensino da leitura em alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com enfoque na perturbação da leitura. Neste sentido, realizou-se um estudo das publicações da investigação científica, procurando identificar os fatores envolvidos na aprendizagem da leitura, os modelos teóricos explicativos deste processo, assim como, os modelos de ensino e aprendizagem da leitura, inerentes a cada modelo. Adotando o método Estudo de Caso, desenvolvemos uma investigação descritiva que nos permitisse um olhar crítico, no âmbito da prática docente em Educação Especial, sobre os resultados práticos obtidos a partir da implementação de atividades, individualizadas, contextualizadas no ambiente família e ajustadas às necessidades específicas de um aluno com NEE, no desenvolvimento de competências de leitura. Os dados foram recolhidos através de instrumentos de avaliação das competências de leitura, validados e tratados tendo por base as competências previstas nas Metas Curriculares de Português (2012) para o início do 2º ano de escolaridade do 1º CEB. Foi utilizado um desenho experimental de manipulação da variável independente e o conhecimento foi sistematizado sob a forma de tabelas e gráficos, resultantes dos dados obtidos da monotorização do trabalho realizado ao longo de oito meses. A análise dos resultados obtidos mostrou que a aplicação de estratégias individualizadas e centradas nos contextos onde os alunos se desenvolvem, permite que alunos com NEE, experimentem o sucesso no desenvolvimento de competências de leitura.pt_PT
dc.identifier.tid201333163
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12562
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçao Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectCrianças Deficientespt_PT
dc.subjectEstratégias da Leiturapt_PT
dc.subjectEnsino da Leiturapt_PT
dc.titleAdaptar, contextualizar e dar significado às aprendizagenspt_PT
dc.title.alternativea perturbação da leitura em crianças com NEEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_COSTA.pdf
Size:
2.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: