Publication
Adaptar, contextualizar e dar significado às aprendizagens
dc.contributor.advisor | Xavier, Lola Geraldes, 1973- | |
dc.contributor.author | Costa, Ana Maria da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-03-18T10:48:32Z | |
dc.date.available | 2016-03-18T10:48:32Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação tem por finalidade contribuir para o conhecimento de práticas eficazes de ensino da leitura em alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com enfoque na perturbação da leitura. Neste sentido, realizou-se um estudo das publicações da investigação científica, procurando identificar os fatores envolvidos na aprendizagem da leitura, os modelos teóricos explicativos deste processo, assim como, os modelos de ensino e aprendizagem da leitura, inerentes a cada modelo. Adotando o método Estudo de Caso, desenvolvemos uma investigação descritiva que nos permitisse um olhar crítico, no âmbito da prática docente em Educação Especial, sobre os resultados práticos obtidos a partir da implementação de atividades, individualizadas, contextualizadas no ambiente família e ajustadas às necessidades específicas de um aluno com NEE, no desenvolvimento de competências de leitura. Os dados foram recolhidos através de instrumentos de avaliação das competências de leitura, validados e tratados tendo por base as competências previstas nas Metas Curriculares de Português (2012) para o início do 2º ano de escolaridade do 1º CEB. Foi utilizado um desenho experimental de manipulação da variável independente e o conhecimento foi sistematizado sob a forma de tabelas e gráficos, resultantes dos dados obtidos da monotorização do trabalho realizado ao longo de oito meses. A análise dos resultados obtidos mostrou que a aplicação de estratégias individualizadas e centradas nos contextos onde os alunos se desenvolvem, permite que alunos com NEE, experimentem o sucesso no desenvolvimento de competências de leitura. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201333163 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12562 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educaçao Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Crianças Deficientes | pt_PT |
dc.subject | Estratégias da Leitura | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Leitura | pt_PT |
dc.title | Adaptar, contextualizar e dar significado às aprendizagens | pt_PT |
dc.title.alternative | a perturbação da leitura em crianças com NEE | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial |