Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho de investigação tem por finalidade contribuir para o conhecimento de práticas eficazes de ensino da leitura em alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com enfoque na perturbação da leitura. Neste sentido, realizou-se um estudo das publicações da investigação científica, procurando identificar os fatores envolvidos na aprendizagem da leitura, os modelos teóricos explicativos deste processo, assim como, os modelos de ensino e aprendizagem da leitura, inerentes a cada modelo. Adotando o método Estudo de Caso, desenvolvemos uma investigação descritiva que nos permitisse um olhar crítico, no âmbito da prática docente em Educação Especial, sobre os resultados práticos obtidos a partir da implementação de atividades, individualizadas, contextualizadas no ambiente família e ajustadas às necessidades específicas de um aluno com NEE, no desenvolvimento de competências de leitura. Os dados foram recolhidos através de instrumentos de avaliação das competências de leitura, validados e tratados tendo por base as competências previstas nas Metas Curriculares de Português (2012) para o início do 2º ano de escolaridade do 1º CEB. Foi utilizado um desenho experimental de manipulação da variável independente e o conhecimento foi sistematizado sob a forma de tabelas e gráficos, resultantes dos dados obtidos da monotorização do trabalho realizado ao longo de oito meses. A análise dos resultados obtidos mostrou que a aplicação de estratégias individualizadas e centradas nos contextos onde os alunos se desenvolvem, permite que alunos com NEE, experimentem o sucesso no desenvolvimento de competências de leitura.
Description
Keywords
Educaçao Pré-Escolar Crianças Deficientes Estratégias da Leitura Ensino da Leitura