Publication
Balanço energético de uma instalação propulsora a vapor e comparação com um ciclo combinado
dc.contributor.advisor | Nogueira, Manuel Duarte Dias Mendes | |
dc.contributor.author | Almeida, Pedro Simões Tiago de | |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T11:43:29Z | |
dc.date.available | 2023-09-27T11:43:29Z | |
dc.date.issued | 2021-05-25 | |
dc.description.abstract | A otimização da utilização da energia disponível num combustível por um navio, no transporte de recursos e bens por via marítima, está em constante desenvolvimento. A constante pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções de propulsão com melhores eficiências energéticas, menores custos e períodos de imobilização para manutenção mais curtos, tem um impacto direto numa operação comercialmente viável de um navio. O transporte de LNG (gás natural liquefeito) por via marítima acarreta alguns desafios particulares devido à sua temperatura extremamente baixa de liquefação e a todo o processo de controlo de pressão nos tanques de carga do navio que é necessário efetuar durante a sua viagem. Atualmente, é ainda neste tipo de navios que é possível encontrar um sistema de propulsão há muito descartado no projeto de outros tipos de navios, o sistema de propulsão com turbinas de vapor. A propulsão com este tipo de instalação tem claras desvantagens no que diz respeito à sua eficiência, mas é ainda utilizada neste tipo de navios devido à maior facilidade com que se pode utilizar o boil off gas (gás natural que muda para o estado gasoso dentro dos tanques de carga de forma natural), como combustível nas suas caldeiras de produção de vapor. O objetivo central deste trabalho foi o de efetuar uma comparação entre uma instalação de propulsão com turbinas a vapor que existe num navio em particular, que está modelada no simulador de máquinas marítimas da ENIDH e uma nova geração de instalação que tem como base um ciclo combinado composto por uma turbina de gás e uma turbina de vapor. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203359518 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46793 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Eficiência | pt_PT |
dc.subject | Propulsão | pt_PT |
dc.subject | Ciclo combinado | pt_PT |
dc.subject | Boil off gas | pt_PT |
dc.subject | Turbina de vapor | pt_PT |
dc.subject | Turbina de gás | pt_PT |
dc.title | Balanço energético de uma instalação propulsora a vapor e comparação com um ciclo combinado | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas | pt_PT |