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Abstract(s)
A otimização da utilização da energia disponível num combustível por um navio, no
transporte de recursos e bens por via marítima, está em constante desenvolvimento.
A constante pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções de propulsão com melhores
eficiências energéticas, menores custos e períodos de imobilização para manutenção mais
curtos, tem um impacto direto numa operação comercialmente viável de um navio.
O transporte de LNG (gás natural liquefeito) por via marítima acarreta alguns desafios
particulares devido à sua temperatura extremamente baixa de liquefação e a todo o
processo de controlo de pressão nos tanques de carga do navio que é necessário efetuar
durante a sua viagem.
Atualmente, é ainda neste tipo de navios que é possível encontrar um sistema de propulsão
há muito descartado no projeto de outros tipos de navios, o sistema de propulsão com
turbinas de vapor. A propulsão com este tipo de instalação tem claras desvantagens no
que diz respeito à sua eficiência, mas é ainda utilizada neste tipo de navios devido à maior
facilidade com que se pode utilizar o boil off gas (gás natural que muda para o estado
gasoso dentro dos tanques de carga de forma natural), como combustível nas suas
caldeiras de produção de vapor.
O objetivo central deste trabalho foi o de efetuar uma comparação entre uma instalação
de propulsão com turbinas a vapor que existe num navio em particular, que está modelada
no simulador de máquinas marítimas da ENIDH e uma nova geração de instalação que
tem como base um ciclo combinado composto por uma turbina de gás e uma turbina de
vapor.
Description
Keywords
Eficiência Propulsão Ciclo combinado Boil off gas Turbina de vapor Turbina de gás