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Abstract(s)
Promoção da inclusão através da adaptação de recursos
Este estudo, insere-se na área da Educação Especial, na especialidade de Domínio Cognitivo e Motor.
Esta formação especializada visa proporcionar práticas de acompanhamento e inclusão socioeducativa de indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), centrando-se nas patologias do foro cognitivo e motor. Saberes que foram aplicados numa população portadora de paralisia cerebral e que constituíram o objetivo genérico deste estudo, através de práticas artísticas.
A visão integradora destas perspetivas aponta para um problema que sublinha a necessidade de implementação de recursos didáticos adaptados às necessidades de cada utente, e de acordo com as necessidades apresentadas na avaliação inicial, averiguando se estes recursos eram, ou não, capazes de suprir necessidades e de aumentar a taxa de sucesso na execução das tarefas artísticas propostas.
As conclusões que se podem extrair do estudo realizado apontam para resultados promissores e indicam que, com base nesta amostra, os recursos didáticos produzidos foram capazes de colmatar algumas dificuldades apresentadas pelos utentes, sendo que, todos eles acabaram por ser capazes de terminar as tarefas propostas com êxito, e todos se revelaram satisfeitos com a utilização dos recursos didáticos que lhes foram proporcionados – inferindo-se assim, que estes recursos serviram o propósito para o qual foram criados.
Description
Keywords
Arte Educação Especial Recursos Didáticos Paralisia Cerebral Inclusão
