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Advisor(s)
Abstract(s)
A participação em health clubs e academias de fitness tem ganho prevalência nos índices de prática desportiva em Portugal
ao longo dos últimos anos, e os proprietários dos ginásios e health clubs competem, para atrair para as suas instalações, cada vez mais
clientes. O conhecimento acerca do que os clientes esperam do serviço desempenha um papel-chave na adequação do serviço prestado
em função do público-alvo. O objetivo deste estudo é caracterizar e comparar a importância atribuída à qualidade dos instrutores,
qualidade dos serviços e motivos para a prática, segundo o rendimento líquido mensal. Participaram no estudo 560 praticantes de
atividades de fitness, divididos em 7 grupos. Foi utilizado o questionário «Importância Atribuída no Fitness - Motivos de Prática,
Qualidade do Serviço e Qualidade do Instrutor». Em termos gerais, os resultados mostram que os praticantes com maior rendimento
apresentam valores mais altos de importância atribuída, nas três dimensões do questionário, particularmente nos Motivos de Prática.
«Para melhorar a minha saúde em termos gerais» é mais importante para os clientes com rendimento superior (F = 2.440; p = 0.025;
η2
= 0.027), como «para relaxar em termos mentais» (F = 3.815; p = 0.001; η2
= 0.042). Na dimensão Qualidade do Instrutor,
«empatia» é mais relevante para clientes com maior rendimento (F = 2.196; p = 0.042; η2
= 0.024). Os proprietários de ginásios e
health clubs podem utilizar estes resultados para adaptar o serviço às necessidades e expectativas dos clientes.
Description
Keywords
fitness qualidade motivos de prática serviço instrutor quality reasons for practice service instructor
Citation
Publisher
Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educaçión Física