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Extensão de Marca: Um Estudo sobre a Marca Herdade do Esporão

dc.contributor.advisorDias, Álvaro
dc.contributor.advisorPatuleia, Mafalda
dc.contributor.authorSantos, Marta Almeida
dc.date.accessioned2014-12-18T09:32:09Z
dc.date.available2014-12-18T09:32:09Z
dc.date.issued2014-07-21
dc.description.abstractA situação económica atual tende a criar menos oportunidades, levantando dificuldades. As empresas vivem esta realidade, no seu dia-a-dia, e como resposta passaram a atuar mais ativamente no mercado e a auscultá-lo continuamente. Como resultado encontram ainda algumas oportunidades de sucesso e o reconhecimento das suas marcas. A marca tem, nos dias de hoje, uma importância fundamental na gestão das empresas constituindo um dos seus principais ativos. Saber gerir o brand equity de uma marca é fundamental para a comunidade que se empenha no estudo do comportamento dos consumidores, bem como para os gestores de ativos das empresas. Como objeto de estudo foi escolhida a marca Herdade do Esporão. Fundada em 1973, conquistou uma presença indissociável nas preferências e na mente dos consumidores no que diz respeito aos vinhos. Em 1997 surge a Extensão de Marca, em estudo, com a abertura do Enoturismo, integrado na Rota Mundial dos Vinhos e o primeiro certificado em Portugal. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário via online. Os resultados obtidos revelaram que o Brand Equity da marca Herdade do Esporão, tanto nos vinhos, como na extensão de marca para o Enoturismo, está suportado pela lealdade à marca, qualidade percebida, notoriedade e associações da marca que assume, no presente estudo, um peso significativo como fator determinante do valor da marca Herdade do Esporão. Neste contexto, o presente estudo pretende estudar as implicações do Brand Equity na Extensão de Marca, aplicando o modelo conceptual de David Aaker, de forma a investigar a relação do Brand Equity com as suas dimensões, lealdade à marca, qualidade percebida, notoriedade e associações da marca.por
dc.identifier.tid201951096
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7311
dc.language.isoporpor
dc.subjectBrand Equitypor
dc.subjectLealdadepor
dc.subjectQualidade Percebidapor
dc.subjectNotoriedade/Associações à Marcapor
dc.subjectExtensão de Marcapor
dc.subjectEstudo de Casopor
dc.titleExtensão de Marca: Um Estudo sobre a Marca Herdade do Esporãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor

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