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A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes

dc.contributor.advisorNunes, Rosa Maria Correia
dc.contributor.advisorRibeiro, António Rui Trigo
dc.contributor.authorCruzeiro, Luís Humberto da Conceição Alves do
dc.date.accessioned2023-07-21T16:59:56Z
dc.date.available2024-06-17T00:30:25Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractNos últimos anos, o mundo corporativo tem enfrentado um fenómeno cada vez mais frequente: o surgimento de startups. Essas empresas, que muitas vezes contam com recursos limitados, pouca experiência e dimensões reduzidas, têm conquistado um espaço significativo no panorama corporativo e industrial. A chave para o sucesso das startups é a inovação, o pensamento “fora da caixa”, a criatividade e a capacidade de se destacar dos competidores. Com essas características, algumas startups conseguem desempenhar um papel de “disruptor” e conquistar o mercado. No entanto, nem todas as startups conseguem prosperar ou até mesmo sobreviver. De acordo com informações publicadas em 2021 pela EU-startups, cerca de 86% das startups estabelecidas entram em declínio em menos de 5 anos. Uma das formas de aumentar as chances de sobrevivência é o estabelecimento de parcerias com outras entidades. Essa estratégia pode oferecer acesso a mais recursos financeiros e economias de escala e até dar alguma experiência de como ultrapassar a burocracia. No entanto, é importante destacar que nem todas as parcerias são eficazes ou conseguem atingir as metas propostas por ambas as partes. Existem muitos fatores que podem impedir o sucesso das relações estabelecidas pelas startups. Fatores como a inexperiência, a ausência de comunicação e a falta de transparência de objetivos são comuns e podem comprometer qualquer tipo de parceria. Portanto, é essencial que as startups tenham em mente alguns pontos fulcrais para estabelecer uma boa parceria, desde a definição dos objetivos até à procura de parceiros adequados, à comunicação com a outra entidade e se possível à renovação da parceria. Com o objetivo de estudar as parcerias estabelecidas pelas startups do Instituto Pedro Nunes (IPN) e ajudar futuras startups a estabelecerem e gerirem parcerias de forma eficaz foi desenvolvido um projeto de investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas a startups do IPN. Da investigação sobre o tema e dos estudos de caso desenvolvidos resultou um guia (Apêndice 2) para auxiliar as startups a criarem parcerias de sucesso.pt_PT
dc.identifier.tid203332008pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45653
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectStartuppt_PT
dc.subjectParceriapt_PT
dc.subjectPNpt_PT
dc.titleA gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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