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Abstract(s)
Nos últimos anos, o mundo corporativo tem enfrentado um fenómeno cada vez mais
frequente: o surgimento de startups. Essas empresas, que muitas vezes contam com recursos
limitados, pouca experiência e dimensões reduzidas, têm conquistado um espaço
significativo no panorama corporativo e industrial. A chave para o sucesso das startups é a
inovação, o pensamento “fora da caixa”, a criatividade e a capacidade de se destacar dos
competidores. Com essas características, algumas startups conseguem desempenhar um
papel de “disruptor” e conquistar o mercado.
No entanto, nem todas as startups conseguem prosperar ou até mesmo sobreviver. De acordo
com informações publicadas em 2021 pela EU-startups, cerca de 86% das startups
estabelecidas entram em declínio em menos de 5 anos. Uma das formas de aumentar as
chances de sobrevivência é o estabelecimento de parcerias com outras entidades. Essa
estratégia pode oferecer acesso a mais recursos financeiros e economias de escala e até dar
alguma experiência de como ultrapassar a burocracia.
No entanto, é importante destacar que nem todas as parcerias são eficazes ou conseguem
atingir as metas propostas por ambas as partes. Existem muitos fatores que podem impedir
o sucesso das relações estabelecidas pelas startups. Fatores como a inexperiência, a ausência
de comunicação e a falta de transparência de objetivos são comuns e podem comprometer
qualquer tipo de parceria. Portanto, é essencial que as startups tenham em mente alguns
pontos fulcrais para estabelecer uma boa parceria, desde a definição dos objetivos até à
procura de parceiros adequados, à comunicação com a outra entidade e se possível à
renovação da parceria.
Com o objetivo de estudar as parcerias estabelecidas pelas startups do Instituto Pedro Nunes
(IPN) e ajudar futuras startups a estabelecerem e gerirem parcerias de forma eficaz foi
desenvolvido um projeto de investigação de natureza qualitativa, com a realização de
entrevistas a startups do IPN. Da investigação sobre o tema e dos estudos de caso
desenvolvidos resultou um guia (Apêndice 2) para auxiliar as startups a criarem parcerias
de sucesso.
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Keywords
Startup Parceria PN