Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O Desenvolvimento e Aprendizagem das Crianças das Escolas Públicas do Município de São Luís Gonzaga - Maranhão - Brasil

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho dissertativo tem por objetivo ponderar o emprego da ludicidade na prática pedagógica da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, examinando como esta proposta colabora para o desenvolvimento do método de alfabetização e outras aprendizagens das crianças neste processo de ensino. Neste contexto, buscamos refletir a respeito das estratégias pedagógicas focadas no ensino de forma lúdica. Desse modo, utilizou-se como método inicial para essa pesquisa uma revisão bibliográfica, abordando literatura de autores que defendem e contextualizam a ludicidade dentro do ambiente escolar como uma ferramenta pedagógica eficaz, para a obtenção da aprendizagem expressiva. No transcorrer do trabalho, sentiu-se a compulsão de ir in loco para constatar na prática do procedimento para o ensino lúdico, ficando a pesquisa de campo efetivada em quatro escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, localizadas na zona urbana e zona rural do município de São Luís Gonzaga do Maranhão. Ao acarear as informações da pesquisa bibliográfica com os resultados da investigação de campo foi plausível verificar que, mesmo a ludicidade estando aprofundada na Educação Infantil, alguns educadores experimentam problemas no desenvolvimento de atividades diante do ensino lúdico, uma vez que no decorrer da formação e dos programas de formação continuada, a temática não é abordada de forma expressiva dentro do ensino, fazendo com que haja carência de enfoques sobre essa ferramenta na região.

Description

Keywords

aprendizagem lúdico criança prática pedagógica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License