Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho de investigação estuda de que forma é que as pessoas que trabalham em ambiente de escritório geram energia psicológica durante o dia de trabalho para dar resposta às exigências inerentes da sua função e à possível sobrecarga de trabalho de que são alvo, tendo em conta que iniciam o dia de trabalho com um nível de energia que vai sendo gasto e ,que acaba por não ser suficiente para lidar com essas exigências, havendo assim uma necessidade de reposição. Este trabalho procura assim saber, mais especificamente, quais são as práticas desenvolvidas que levam a essa reposição de energia e quais as situações que originam essa necessidade de reposição de energia.
Para tal foram utilizados dados primários e dados secundários obtidos através de entrevistas semi-estruturadas das quais resultou informação qualitativa que foi codificada de forma a aferir quais aos diferentes tipos de práticas desenvolvidas pelas pessoas durante o dia de trabalho para gerar e repor energia, bem como as situações que originam a necessidade de repor essa energia.
Desta forma foi possível perceber que é possível gerar energia durante o dia de trabalho e não só durante os tempos de descanso, através de um conjunto de práticas. Foi também possível perceber que durante o dia de trabalho existem antecedentes diretamente relacionados com o trabalho que faz com que as pessoas percam energia mas também existem antecedentes no contexto de trabalho, que, não estando diretamente relacionado com este, também fazem com que as pessoas percam energia e por isso sintam uma necessidade de gerar energia. Para além disso, o próprio contexto de trabalho, para além de tirar energia, também pode dar energia, através de situações que fazem com que as pessoas ganhem energia sem terem efetivamente necessidade de gerar energia e sem terem, por conseguinte, desenvolvido nenhuma atividade que tenha esse objetivo.
Description
Keywords
Energia Exigências Trabalho Reposição
