Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Design como facilitador para a inclusão de crianças disléxicas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Inês Santos_Tese.pdf5.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho remete para a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas na área de conhecimento do curso, Design e Cultura Visual, com um forte reforço de um enquadramento teórico e justificações metodológicas sobre problemas práticos reais e atuais. É identificada uma problemática, são definidos os principais objetivos e é determinado os meios de intervenção. Posteriormente é feita uma interpretação e avaliação dos resultados finais. A escolha deste tema deve-se em primeira instância, ao facto de eu ser disléxica, o que me levou a conhecer na primeira pessoa, muitos dos obstáculos e barreiras que as crianças disléxicas enfrentam. Esta experiência pessoal, transforma-se em motivação para contribuir para o bem-estar de futuras gerações de disléxicos, bem como apoiar as suas famílias, de modo a que possam beneficiar de uma investigação sobre este tema. Neste caso, trata-se de um trabalho de projecto, que resulta de uma proposta de materiais concretos que facilitam a inclusão de crianças disléxicas. Para além dos estudos já efetuados nas áreas clinicas, o presente trabalho mostra o papel que o Design pode desempenhar e coloca-o ao serviço das crianças disléxicas e das suas famílias. Uma vez que o acto de brincar e a percepção de jogo, é uma das primeiras experiências que as crianças vivenciam, estes brinquedos ganham um papel essencial e fundamental no desenvolvimento social, na criação de valores, na promoção cognitiva, entre muito outros. A leitura e a escrita é igualmente uma capacidade que aprendem em tenra idade e que as vai seguir ao longo da vida. Daí serem dois factores, que aliados com o Design, podem são uma mais valia na formação e educação de crianças. Pretende-se, assim, um contributo efectivo e inovador, através da avaliação deste projeto por parte do público-alvo, de forma a aumentar os recursos didácticos disponíveis para as crianças.
The present work refers to the application of knowledge and skills acquired following the course, Design and Visual Culture, with a strong reinforcement of a theoretical framework and methodological justifications about real and current practical problems. A problem is identified, the main objectives are defined and the means of intervention are determined. Subsequently an interpretation and evaluation of the final results is made. The choice of this theme is due to the fact that I am dyslexic, which motivated me to deepen my knowledge regarding the many obstacles and barriers that dyslexic children face. This personal experience becomes motivation to contribute to the well-being of future generations of dyslexics as well as support their families so that they can benefit from research on this topic. In this case, it is a project work, which results in a proposal of concrete materials that facilitate the inclusion of dyslexic children. In addition to the studies already done in clinical areas, the present work shows the role that Design can play and puts it at the service of dyslexic children and their families. Since play and perception of play is one of the first experiences children experience, these toys gain an essential and fundamental role in social development, in the creation of values, in the promotion of cognition, among many others. Reading and writing is also an ability that you learn at a young age and that will follow you through life. This is why these two factors, allied with Design, can be an asset in the education of children. An effective and innovative contribution is thus made, through the evaluation of this project by the target audience, in order to increase the educational resources available to the children.

Description

Keywords

Dislexia Design inclusivo Crianças Anáglifo Projeto de mestrado Brinquedo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License