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No contexto contemporâneo urbano em que vivemos, o designer de
comunicação tem contribuído cada vez mais para a melhoria do espaço
público, através da imagem. Este procura integrá-la em locais, espaços
e ambientes, que vão informar, dinamizar, embelezar e mudar a nossa
cidade. No entanto, apesar do papel do designer ser fundamental e a
imagem utilizada ser uns dos meios de comunicação mais importantes
para a sociedade, existem assim, outros meios possíveis que partilham
também do mesmo ato, a comunicação. Fala-se então, das imagens que
retratam o graffiti no espaço urbano.
Esta tese, eminentemente prática, pretende analisar e questionar o
papel do designer de comunicação como mapeador do território de
imagens ligadas ao graffiti. No decurso de uma investigação a movimentos
urbanos e contraculturas, na forma como o graffiti e a street art se
manifestam, pretende-se assim investigar as práticas e influências comunicacionais
inseridas nas nossas cidades. Nos dias de hoje, cada vez
mais, se começam a cultivar novas intervenções por parte dos designers,
a variados níveis. Será que o designer de comunicação está apto para
incorporar no seu projeto outros movimentos tal como o graffiti? Poderá
o graffiti ser um movimento capaz de ajudar na dinâmica, no desenvolvimento
e crescimento das cidades?
Com base numa investigação e revisão bibliográfica, esta tese apresenta
o movimento do graffiti, desde a sua origem até aos dias de hoje, tendo
em conta as práticas do designer de comunicação, como interveniente
na análise das imagens ligadas ao graffiti, mapeando-as em diversos
territórios na zona do Grande Porto. Caracterizam-se estes movimentos,
defenindo-os pela diferença, graffiti e street art, abordando o papel do
designer de comunicação na sociedade, a importância da comunicação
visual e, posteriormente, como prática final a análise das imagens no
espaço urbano.
Description
Keywords
Graffiti Street art Design de comunicação Mapeamento de imagens Análise