Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto da adoção de ferramentas de marketing sensorial: o caso da região das Caldas da Rainha

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Anita_Oliveira.pdf4.65 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A estimulação sensorial reconhece-se, cada vez mais, como um instrumento valioso no envolvimento e relação do consumidor com a marca. Os cinco sentidos humanos assumem a capacidade de moldar comportamentos, ultrapassar expectativas e imergir o consumidor numa experiência de consumo altamente satisfatória e prazerosa. E é na possibilidade de transportar as vantagens sensoriais para múltiplos contextos que se realiza a presente investigação. O principal objetivo da dissertação passa por determinar qual a influência de medidas sensoriais nos consumidores e o seu impacto nas pequenas regiões marcadas por artesanato. Desse modo, pretendeu-se selecionar um local caracterizado por história, tradição e cultura. Caldas da Rainha assume ser um território de elevado interesse, além disso, o seu maior ponto de atração – a cerâmica artesanal – oferece à região uma singularidade inconfundível. Como tal, a investigação permitiu validar, por meio de uma análise eminentemente quantitativa, o contributo positivo de ferramentas sensoriais nos consumidores e na região de Caldas da Rainha. Os resultados admitem que o fortalecimento da imagem e características do artesanato da região caldense, através da estimulação dos cinco sentidos, potencia o benefício global do território, e consequentemente, o seu reconhecimento.

Description

Keywords

Marketing experiencial Marketing sensorial Place branding Artesanato de Caldas da Rainha

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License