Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.65 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A estimulação sensorial reconhece-se, cada vez mais, como um instrumento valioso no
envolvimento e relação do consumidor com a marca. Os cinco sentidos humanos assumem
a capacidade de moldar comportamentos, ultrapassar expectativas e imergir o consumidor
numa experiência de consumo altamente satisfatória e prazerosa. E é na possibilidade de
transportar as vantagens sensoriais para múltiplos contextos que se realiza a presente
investigação.
O principal objetivo da dissertação passa por determinar qual a influência de medidas
sensoriais nos consumidores e o seu impacto nas pequenas regiões marcadas por artesanato.
Desse modo, pretendeu-se selecionar um local caracterizado por história, tradição e cultura.
Caldas da Rainha assume ser um território de elevado interesse, além disso, o seu maior
ponto de atração – a cerâmica artesanal – oferece à região uma singularidade inconfundível.
Como tal, a investigação permitiu validar, por meio de uma análise eminentemente
quantitativa, o contributo positivo de ferramentas sensoriais nos consumidores e na região
de Caldas da Rainha. Os resultados admitem que o fortalecimento da imagem e
características do artesanato da região caldense, através da estimulação dos cinco sentidos,
potencia o benefício global do território, e consequentemente, o seu reconhecimento.
Description
Keywords
Marketing experiencial Marketing sensorial Place branding Artesanato de Caldas da Rainha