Repository logo
 
Publication

A disciplina na creche e no jardim-de-infância

dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto
dc.contributor.authorBatista, Nânci Zara Pereira
dc.date.accessioned2015-12-29T10:28:25Z
dc.date.available2015-12-29T10:28:25Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2015-12
dc.description.abstractO presente relatório de investigação intitulado de “ A disciplina na creche e no jardim-de-infância – educar sem castigos e sem recompensas” tem como objetivo compreender o modo como as educadoras podem adotar uma prática pedagógica que desenvolva a construção da disciplina sem recorrer aos castigos e às recompensas. Pretende por isso compreender as suas conceções acerca do tema e a forma como intervêm em situações de indisciplina. O projeto desenvolvido enquadra-se no paradigma interpretativo da investigação qualitativa que tem como abordagem a investigação-ação que tem como finalidade a interpretação da informação recolhida nos contextos de estágio de Creche e Jardim-de-Infância integrados no plano de estudos do Mestrado em Pré-escolar. Inicialmente é feita uma abordagem teórica relacionada com a temática em estudo e articulada com as vivências decorrentes dos contextos de estágio. Deste modo o relatório apresenta ainda uma constituinte interventiva que tem como objetivo uma análise refletida sobre as intervenções desenvolvidas no âmbito da disciplina sem castigos e sem recompensas. Os dispositivos de recolha de informação assentam na observação participante, nas notas de campo, na análise documental dos projetos pedagógicos, na utilização de fotografias e na implementação de um inquérito por questionário. Por fim é realizada a análise e a reflexão da informação recolhida a partir das práticas e das conceções das educadoras cooperantes e apresentadas as considerações finais.pt_PT
dc.description.abstractThis research report titled "the discipline in the nursery and kindergarten – educate without punishments and no rewards" aims to understand how educators can adopt a pedagogical practice that develop the construction of discipline without punishment and rewards. Intend to so understand their concessions about the theme and the way it intervenes in cases of indiscipline. The project falls within the interpretive paradigm of qualitative research as a research-action approach whose purpose is the interpretation of the information collected in the context of training of nursery school and kindergarten integrated in the curriculum of a master's degree in preschool. Initially a theoretical approach related to the topic under study and articulate with the experiences arising from contexts. In this way the report presents also an interventional component that aims at an analysis reflected on the interventions developed within the discipline without punishment and no rewards. Information gathering devices are based on participant observation, field notes, documentary analysis of educational projects, the use of photographs and in the implementation of a survey. Finally is carried out the analysis and reflection of the information collected from the practices and the concessions of cooperating teachers and presented the final considerations.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid203262271
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10605
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDisciplinapt_PT
dc.subjectCastigospt_PT
dc.subjectRecompensaspt_PT
dc.subjectDisciplineen
dc.subjectPunishmentsen
dc.subjectRewardsen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA disciplina na creche e no jardim-de-infânciapt_PT
dc.title.alternativeeducar sem castigos e sem recompensaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Investigação - versão definitiva.pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: