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Advisor(s)
Abstract(s)
O Espetro de Autismo (EDA) é um transtorno invasivo do desenvolvimento, caracterizado pelo comprometimento em
três áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e comportamento. Acredita-se que a Hidroterapia,
através dos seus efeitos nestes utentes, contribui para a melhoria do desenvolvimento motor, ativação de áreas de
concentração e integração social. Objetivo: Este estudo tem por objetivo identificar os outcomes comportamentais
que são avaliados em estudos experimentais com crianças autistas utilizando a Hidroterapia. Métodos: é uma
revisão crítica da literatura com 10 estudos, que incluem 134 crianças com diagnóstico de autismo dos 6 aos 12 anos.
Para avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos: WOTA, PEDS-QL, YMCA Water Skills Checklist, Movement
Assessment Battery for Children (ABC), Humphries Assessment of Aquatic Readiness (HAAR) e a Lista de Verificação
de Habilidades Aquáticas. Resultados: verificou-se que todas as crianças, mesmo aquelas classificadas com grau de
autismo grave (Rett), obtiveram aumento nos diferentes níveis (social, cognitivo, motor e comportamental). No
entanto, comprovou-se que nem todos obtiveram ganhos a todos os níveis, nomeadamente a nível comportamental
e social, embora todos tenham ganho habilidades aquáticas e motoras. Conclusão: verificou-se, portanto, que a
Hidroterapia foi efetiva na intervenção em crianças com autismo, existindo ainda limitações quanto aos seus
critérios e métodos de avaliação, focando a sua atenção nos ganhos mais visíveis como os motores, e não tanto ao nível social e comportamental.
Description
Keywords
transtornod do neurodesenvolvimento espectro do autismo hidroterapia neurodevelopmental disorders autism spectrum hidrotherapy
Citation
Publisher
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa