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Authors
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Abstract(s)
CONTEXTO: O nível de saúde mental (SM) in!uência o bem-estar e o sucesso académico dos estudantes do ensino superior (Chow, 2010), contudo esta
problemática tem sido pouco estudada em Portugal. A literatura existente é pouco clara e, por vezes, contraditória no que respeita às variáveis psicossociais
associadas positiva e/ou negativamente à SM dos estudantes do ensino superior (Eisenberg, et al., 2009).
OBJETIVO: (1) Caracterizar a SM dos estudantes do ensino superior; (2) explorar a relação entre a SM, variáveis sociodemográ"cas e comportamentos em
saúde.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e correlacional, e de uma amostra não probabilística, composta por estudantes do ensino
superior do Distrito de Lisboa do 1º e 2º ano inscritos no 1º ciclo de estudos. Os participantes deram consentimento informado escrito e completaram
voluntariamente um inquérito online, que lhe foi enviado para o email do campus, durante outubro e novembro de 2014. Para recolher informação sociodemográ
"ca, dos comportamentos de saúde e sobre a SM dos estudantes foram usados um questionário e o Inventário de Saúde Mental (ISM).
RESULTADOS: Globalmente, os resultados indicam níveis satisfatórios de SM, quer na dimensão positiva - Bem-Estar Psicológico como na negativa-Distress
Psicológico. Contudo 93 participantes encontram-se com nível baixo de SM. As analises correlacionais mostram que as mulheres apresentam níveis de
SM mais baixos que os homens, que à medida que o nível socioeconómico (NSE) aumenta, os níveis de SM melhoram. Os resultados também indicam que
a níveis mais elevados de SM estão signi"cativamente associados a participantes que praticam exercício físico regular e que dormem mais horas, em tempo
aulas. Nesta amostra não se encontraram associações signi"cativas entre o consumo de álcool e outras drogas e a SM dos estudantes.
CONCLUSÕES: Conclui-se que o género feminino e o NSE baixo são variáveis associadas negativamente à SM dos participantes. Enquanto a prática regular
de exercício físico e dormir sete ou mais horas por dia se associaram positivamente à SM dos EES.
Description
Keywords
Saúde mental estudantes do ensino superior Comportamentos de saúde
Citation
Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, ESPECIAL 5 (AGO.,2017)
Publisher
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental