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A saúde mental em estudantes do ensino superior : relação com o género, nível socioeconómico e os comportamentos de saúdeMPORTAMENTOS DE SAÚDE

dc.contributor.authorNogueira, Maria José
dc.contributor.authorSequeira, Carlos
dc.date.accessioned2021-01-21T11:33:49Z
dc.date.available2021-01-21T11:33:49Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCONTEXTO: O nível de saúde mental (SM) in!uência o bem-estar e o sucesso académico dos estudantes do ensino superior (Chow, 2010), contudo esta problemática tem sido pouco estudada em Portugal. A literatura existente é pouco clara e, por vezes, contraditória no que respeita às variáveis psicossociais associadas positiva e/ou negativamente à SM dos estudantes do ensino superior (Eisenberg, et al., 2009). OBJETIVO: (1) Caracterizar a SM dos estudantes do ensino superior; (2) explorar a relação entre a SM, variáveis sociodemográ"cas e comportamentos em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e correlacional, e de uma amostra não probabilística, composta por estudantes do ensino superior do Distrito de Lisboa do 1º e 2º ano inscritos no 1º ciclo de estudos. Os participantes deram consentimento informado escrito e completaram voluntariamente um inquérito online, que lhe foi enviado para o email do campus, durante outubro e novembro de 2014. Para recolher informação sociodemográ "ca, dos comportamentos de saúde e sobre a SM dos estudantes foram usados um questionário e o Inventário de Saúde Mental (ISM). RESULTADOS: Globalmente, os resultados indicam níveis satisfatórios de SM, quer na dimensão positiva - Bem-Estar Psicológico como na negativa-Distress Psicológico. Contudo 93 participantes encontram-se com nível baixo de SM. As analises correlacionais mostram que as mulheres apresentam níveis de SM mais baixos que os homens, que à medida que o nível socioeconómico (NSE) aumenta, os níveis de SM melhoram. Os resultados também indicam que a níveis mais elevados de SM estão signi"cativamente associados a participantes que praticam exercício físico regular e que dormem mais horas, em tempo aulas. Nesta amostra não se encontraram associações signi"cativas entre o consumo de álcool e outras drogas e a SM dos estudantes. CONCLUSÕES: Conclui-se que o género feminino e o NSE baixo são variáveis associadas negativamente à SM dos participantes. Enquanto a prática regular de exercício físico e dormir sete ou mais horas por dia se associaram positivamente à SM dos EES.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, ESPECIAL 5 (AGO.,2017)pt_PT
dc.identifier.doi10.19131/rpesm.0167pt_PT
dc.identifier.issn1647-2160
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34824
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/nspe5/nspe5a09.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectestudantes do ensino superiorpt_PT
dc.subjectComportamentos de saúdept_PT
dc.titleA saúde mental em estudantes do ensino superior : relação com o género, nível socioeconómico e os comportamentos de saúdeMPORTAMENTOS DE SAÚDEpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage56pt_PT
oaire.citation.issuespe5pt_PT
oaire.citation.startPage51pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
person.familyNameCruz Sequeira
person.givenNameCarlos Alberto
person.identifierK-5026-2013
person.identifier.ciencia-idEC12-73D4-420B
person.identifier.orcid0000-0002-5620-3478
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4d61476c-ecb9-4418-9755-b1ad9f946863
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4d61476c-ecb9-4418-9755-b1ad9f946863

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