Repository logo
 
Publication

O Consumo de Marcas de Luxo e a Contrafação: Determinantes e Impactos Económicos

dc.contributor.advisorVarela, Miguel
dc.contributor.authorSimões Mendes, Rita Sofia
dc.date.accessioned2017-04-17T14:13:52Z
dc.date.available2017-04-17T14:13:52Z
dc.date.issued2017-03-30
dc.date.submitted2017-03-28
dc.description.abstractOs dois elementos de um produto de luxo são a excelência e a raridade. O valor acrescentado do produto resulta essencialmente do valor social associado a ele e não de peculiaridades técnicas muito mais difíceis de reproduzir do que um simples rótulo ou logótipo. Grande parte dos itens de luxo são de fácil reprodução. A contrafação é, assim, um fenómeno em expansão. Face à crise recente, o vigor do comércio de luxo tem feito com que responsáveis das marcas e estudiosos se interessem por esta área. Porém, a contrafação tem também registado um crescimento exponencial. Já que a procura advém da existência de uma oferta, tem-se investigado o lado do consumidor, parte essencial nesta dinâmica. A contrafação é já considerada o delito do nosso século e uma das questões mais prementes a que a indústria do luxo tem de fazer face, em pleno mundo global. A investigação sobre contrafação de luxo, na perspetiva do consumidor, avança diversas eventuais determinantes. Porém, para uma perspetiva mais abrangente da dinâmica da procura, integram-se nesta análise as inúmeras determinantes, apresentando-se uma visão estatística do alcance/influência destas na (possibilidade de) aquisição de artigos de luxo contrafeitos. Este trabalho recorreu a fontes secundárias tradicionais, livros, artigos, relatórios e a fontes primárias tendo por base um questionário e uma entrevista final, em que se confirmou o crescimento da contrafacção e se procuraram aferir os determinantes do mesmo.pt_PT
dc.identifier.tid201681897
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18195
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarcas, Luxo, Contrafação, Consumidor, Impacto económicopt_PT
dc.titleO Consumo de Marcas de Luxo e a Contrafação: Determinantes e Impactos Económicospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado - Rita Mendes.pdf
Size:
2.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: