Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os dois elementos de um produto de luxo são a excelência e a raridade. O valor acrescentado do produto resulta essencialmente do valor social associado a ele e não de peculiaridades técnicas muito mais difíceis de reproduzir do que um simples rótulo ou logótipo. Grande parte dos itens de luxo são de fácil reprodução. A contrafação é, assim, um fenómeno em expansão.
Face à crise recente, o vigor do comércio de luxo tem feito com que responsáveis das marcas e estudiosos se interessem por esta área. Porém, a contrafação tem também registado um crescimento exponencial.
Já que a procura advém da existência de uma oferta, tem-se investigado o lado do consumidor, parte essencial nesta dinâmica. A contrafação é já considerada o delito do nosso século e uma das questões mais prementes a que a indústria do luxo tem de fazer face, em pleno mundo global.
A investigação sobre contrafação de luxo, na perspetiva do consumidor, avança diversas eventuais determinantes. Porém, para uma perspetiva mais abrangente da dinâmica da procura, integram-se nesta análise as inúmeras determinantes, apresentando-se uma visão estatística do alcance/influência destas na (possibilidade de) aquisição de artigos de luxo contrafeitos.
Este trabalho recorreu a fontes secundárias tradicionais, livros, artigos, relatórios e a fontes primárias tendo por base um questionário e uma entrevista final, em que se confirmou o crescimento da contrafacção e se procuraram aferir os determinantes do mesmo.
Description
Keywords
Marcas, Luxo, Contrafação, Consumidor, Impacto económico