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As palavras importam? A linguagem usada nos comunicados de imprensa sobre resultados

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Esta investigação tem como objetivo analisar de que forma a linguagem usada nos comunicados de imprensa trimestrais sobre resultados das empresas portuguesas com valores cotados está relacionada com o seu desempenho (EBITDA). A análise tem em consideração a divulgação de informações positivas sobre o desempenho das empresas (palavras otimistas), a divulgação de informações negativas (palavras pessimistas) e uma variável que inclui também a linguagem otimista e pessimista. Foram analisados os comunicados de resultados divulgados entre os anos de 2014 e 2017 das empresas portuguesas com valores cotados na bolsa de valores de Lisboa (Euronext) constituintes do índice PSI-20. A base de dados é composta por 273 comunicados de resultados relativos a 18 empresas e um total de 923.473 palavras sobre o resultado das empresas. A análise descritiva das palavras utilizadas pelas empresas sugere que os comunicados sobre resultados são quantitativamente mais otimistas que pessimistas. Com a realização de uma análise multivariada, o EBITDA revelou-se significante em relação à linguagem otimista, sugerindo que empresas com melhor desempenho divulgam os seus resultados trimestrais de forma mais otimista. Por outro lado, foi possível verificar uma correlação significativa existente entre o uso de linguagem predominantemente pessimista e as empresas como menor dimensão, sugerindo que a utilização de palavras predominantemente pessimistas tende a ser maior por parte de empresas com menor dimensão.

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Linguagem Palavras Comunicado Otimismo

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