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Abstract(s)
Atualmente existe a perceção de que a maioria das unidades de cuidados do país utiliza
Sistemas de Informação de Enfermagem (SIE) em suporte eletrónico. A avaliação do sucesso ou
eficácia dos SIE é crítica para a compreensão do valor e da eficácia das estratégias de gestão e
dos investimentos nos sistemas de informação. Uma das principais dimensões a ser avaliada,
para medir o sucesso dos sistemas de informação, é a satisfação dos utilizadores.
Baseado no modelo de DELONE & MCLEAN (2003), foi aplicado um questionário, que
teve como objetivo descrever a satisfação dos enfermeiros utilizadores dos Sistemas de
Informação em Enfermagem, em suporte eletrónico, no Centro Hospitalar de São João EPE.
A investigação desenvolvida, de cariz quantitativo, do tipo descritivo e transversal, foi
baseada numa amostra não probabilística e de conveniência, constituída por 636 enfermeiros.
Os dados obtidos foram alvo de análise estatística, recorrendo-se, para tal, a
procedimentos de natureza descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que os níveis de
satisfação mais elevados referem-se aos enfermeiros utilizadores de SIE que valorizam o
"processo de enfermagem" e o uso de linguagem classificada: os utilizadores do BSimple® e do
SAPE/SClínico®. Os níveis de satisfação com os aspetos da "segurança e proteção de dados" são
apaziguadores de modo transversal em todos os SIE estudados. No que se refere ao apoio
prestado pelos serviços técnicos na utilização dos diferentes SIE, os níveis de satisfação são dos
mais baixos. Dos benefícios que resultam da utilização dos SIE estudados, salientam-se pela
positiva, o apoio à tomada de decisão clínica dos enfermeiros evidenciado pelos níveis de
satisfação dos utilizadores, nomeadamente os do BSimple® e SAPE/SClínico®. Pela negativa,
destaca-se a fraca satisfação com a incipiente produção de indicadores inerentes ao exercício
profissional dos enfermeiros. Da análise inferencial, realizada no particular do SAPE/SClínico®, a
formação para a utilização do SIE evidencia um papel crucial e decisivo na satisfação dos
utilizadores. Os enfermeiros mais experientes e aqueles que utilizam o SIE há mais tempo
também tendem a apresentar níveis de satisfação mais elevados.
Os resultados obtidos têm a potencialidade de contribuir de forma decisiva nas
estratégias de direção e chefia de serviços em enfermagem, na criação de uma tradição
cumulativa de conhecimento sobre a avaliação do sucesso e definição de políticas dos SIE.
Description
Keywords
sistemas de informação em Enfermagem Satisfação dos utilizadores