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Sistemas conversacionais de e-coaching na saúde e bem estar : revisão da literatura

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Abstract(s)

INTRODUÇÃO: Os agentes conversacionais são promissores em intervenções de saúde e bem-estar numa variedade de populações, desde crianças a pessoas idosas. OBJETIVO: O principal objetivo é identificar, categorizar e sintetizar os estudos primários e revisões sobre os agentes conversacionais na saúde e bem-estar. Este trabalho foca-se, particularmente, na revisão de meta-investigação publicada na área. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão de mapeamento, pesquisando-se de forma sistematizada em oito bases de dados. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa das referências bibliográficas nas revisões incluídas. Focando na revisão de meta-investigação, a primeira etapa de screening dos artigos com base no título e resumo, foi realizada por dois elementos independentes, recorrendo a critérios de elegibilidade predeterminados. Seguidamente, realizou-se a seleção dos artigos com base no texto integral. Os dados foram extraídos, utilizando um formulário no Microsoft Excel. Foram selecionadas variáveis chave para análise, apresentando-se frequências através de gráficos e tabelas. RESULTADOS: Incluíram-se 22 revisões da literatura, que correspondem a 20 estudos. A maioria das revisões foi publicada em 2020 (n=13) e os autores de correspondência europeus (n=11). Das 19 revisões que reportam a sua tipologia, prevalecem as revisões sistemáticas (n=8). A maioria das revisões não apresenta questões de investigação (n=14); as definições de agentes conversacionais (AC) são distintas e a exaustividade é variável. Os transtornos mentais e comportamentais são as condições de saúde das populações das intervenções com AC mais focadas nas revisões (n=14); 7 revisões exclusivamente nesta área. Outras doenças crónicas são reportadas nas revisões. CONCLUSÃO: A natureza da literatura com agentes conversacionais, a panorâmica das revisões, e as condições de saúde da população alvo das intervenções com AC foram descritas no presente trabalho. A informação reportada pelas revisões incluídas nem sempre é exaustiva. Este trabalho permitiu validar prima facie a definição de AC proposta no projeto eCCo, contribuindo para informar a consensualização de uma taxonomia internacional sobre a matéria.
INTRODUCTION: Conversational agents are used in health and well-being interventions across a variety of target populations, from children to older people. OBJECTIVE: The aim is to identify, categorize and synthesize primary studies and reviews on conversational agents in health and well-being, focusing particularly on the review of meta-research published in the area. METHODS: An evidence map was conducted; it was systematically searched 8 databases. A backward citation search on included studies was performed. Focusing on the meta-research review, the first stage articles were screening based on title and abstract, using predetermined eligibility criteria. Then, the articles were selected based on the full text. The data was extracted using Microsoft Excel form. Key variables were selected for analysis, reporting frequencies and graphs and tables. RESULTS: Twenty-two reviews were included, corresponding to 20 studies. Most reviews were published in 2020 (n=13) and the corresponding authors were European (n=11). 19 reviews reported its typology, systematic reviews are the most common (n=8). Most reviews do not present research questions (n=14); the comprehensiveness of conversational agents (CA) definitions is variable. The conditions of the target populations in interventions with CA prevalent on the reviews is mental and behavioral disorders (n=14); 7 reviews are exclusively in this area. Other chronic diseases are reported in reviews. CONCLUSION: The nature of the literature with conversational agents, the overview of the reviews, and the health conditions of the target population of the interventions with CA were described in the present study. The information reported by the included revisions is not exhaustive. This work validated prima facie the definition of CA proposed in the eCCo project, contributing to inform the consensus of an international taxonomy on the field.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Agentes conversacionais Saúde digital Intervenção Bem-estar

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