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Abstract(s)
The pedagogical period of training was carried through in an institution of private education, in Lisbon, with pedagogical autonomy approved by the Ministry of Education for the education of sciences of the way and the mathematics. The mathematics is lecionada according to Project Great Math.
The Project Great Math is supported by exclusive pertaining to school manuals of the institution - these are inspired and adapted of that they are used in Singapura - offering a proposal of pedagogical practical work for that is, of course, adjusted and the compatible one with the Portuguese pedagogical reality.
Data that the group of pupils that was worked frequentava the preschool one, the attention were directed for this pertaining to school level.
In this context, the presented inquiry is considered guided in two sources. One, where if she looks for to analyze the relation that the infancy educators, whom they lecionam Project Great Math according to, have with the manuals that they use and to evaluate as these are instrumentalizados in pedagogical practical its; e another one, where if it looks to relations of similarity and/or difference between more used books and materials in Portugal and manuals and materials in the Project Great Math. It was defined, to materialize the study, the subject of the numeration for having according to been worked in room programming of the educator of the group of period of training.
Of the carried through study, the conclusions most excellent can be classified in three categories:
• the paper of the educator of infancy in the process teach-learning of the mathematics;
• the strong cognitiva stimulation of the displayed children the activities that, since the three and four years, prepare them for the abstract reasoning;
• the pertaining to school manual as support of all the educative process in the education of disciplines
O estágio pedagógico foi realizado numa instituição de ensino privado, em Lisboa, com autonomia pedagógica aprovada pelo Ministério de Educação para o ensino das ciências do meio e da matemática. A matemática é lecionada segundo o Projeto Great Math. O Projeto Great Math é suportado por manuais escolares exclusivos da instituição – estes são inspirados e adaptados dos que são utilizados em Singapura – oferecendo uma proposta de trabalho para a prática pedagógica que é, naturalmente, adequada e compatível com a realidade pedagógica portuguesa. Dado que o grupo de alunos que foi trabalhado frequentava o pré-escolar, a atenção dirigiu-se para este nível escolar. Neste contexto, a investigação apresentada considera-se orientada em duas vertentes. Uma, onde se procura analisar a relação que as educadoras de infância, que lecionam segundo o Projeto Great Math, têm com os manuais que utilizam e avaliar como estes são instrumentalizados na sua prática pedagógica; e outra, em que se procura relações de semelhança e/ou diferença entre os livros e materiais mais usados em Portugal e os manuais e materiais no Projeto Great Math. Definiu-se, para concretizar o estudo, o tema da numeração por ter sido trabalhado em sala segundo a programação da educadora do grupo de estágio. Do estudo realizado, as conclusões mais relevantes podem ser classificadas em três categorias: o papel do educador de infância no processo ensino-aprendizagem da matemática; a forte estimulação cognitiva das crianças expostas a atividades que, desde os três e quatro anos, as preparam para o raciocínio abstrato; o manual escolar como suporte de todo o processo educativo no ensino da disciplina.
O estágio pedagógico foi realizado numa instituição de ensino privado, em Lisboa, com autonomia pedagógica aprovada pelo Ministério de Educação para o ensino das ciências do meio e da matemática. A matemática é lecionada segundo o Projeto Great Math. O Projeto Great Math é suportado por manuais escolares exclusivos da instituição – estes são inspirados e adaptados dos que são utilizados em Singapura – oferecendo uma proposta de trabalho para a prática pedagógica que é, naturalmente, adequada e compatível com a realidade pedagógica portuguesa. Dado que o grupo de alunos que foi trabalhado frequentava o pré-escolar, a atenção dirigiu-se para este nível escolar. Neste contexto, a investigação apresentada considera-se orientada em duas vertentes. Uma, onde se procura analisar a relação que as educadoras de infância, que lecionam segundo o Projeto Great Math, têm com os manuais que utilizam e avaliar como estes são instrumentalizados na sua prática pedagógica; e outra, em que se procura relações de semelhança e/ou diferença entre os livros e materiais mais usados em Portugal e os manuais e materiais no Projeto Great Math. Definiu-se, para concretizar o estudo, o tema da numeração por ter sido trabalhado em sala segundo a programação da educadora do grupo de estágio. Do estudo realizado, as conclusões mais relevantes podem ser classificadas em três categorias: o papel do educador de infância no processo ensino-aprendizagem da matemática; a forte estimulação cognitiva das crianças expostas a atividades que, desde os três e quatro anos, as preparam para o raciocínio abstrato; o manual escolar como suporte de todo o processo educativo no ensino da disciplina.
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Keywords
Projeto Great Math manuais escolares abstração oralidade numeração Great Math textbooks abstraction orality numbering Great Math textbooks abstraction orality numbering.