Repository logo
 
Publication

Organização do espaço e dos recursos educativos em contextos de infância

dc.contributor.advisorRodrigues, Ilda da Cruz
dc.contributor.authorFrias, Ana Margarida
dc.date.accessioned2015-03-04T13:44:07Z
dc.date.available2015-03-04T13:44:07Z
dc.date.issued2015-02
dc.date.submitted2015-03
dc.description.abstractO presente projeto de investigação que intitulei “Organização do espaço e dos recursos educativos em contexto de infância: Conceções e práticas das educadoras de infância” remete, como o seu título indica, para a temática da organização do espaço e dos recursos educativos. O objetivo principal que orientou o desenvolvimento do projeto foi compreender e interpretar as conceções e o sentido pedagógico que as educadoras atribuem à organização do espaço e dos materiais, enquanto recursos educativos. A um mesmo tempo, este estudo tem também como intencionalidade, melhorar os espaços existentes nas salas de creche e jardim de infância de forma a criar maiores desafios e experiências nas aprendizagens realizadas pelas crianças. Do ponto de vista metodológico, este projeto de investigação foi pensado no âmbito do paradigma interpretativo, através da metodologia qualitativa em educação, sendo por isso induzido e foi desenvolvido numa abordagem da Investigação-Ação. Foi necessário fazer opções metodológicas de recolha e análise de informação, mas também de intervenção e por sua vez, da sua interpretação. As fontes de recolha de informação consideradas mais adequadas para este estudo foram a observação participante e inquérito por entrevista. A análise da informação foi realizada através da análise de conteúdo e da interpretação. Os contextos de estudo foram as salas das instituições onde decorreram os dois estágios, no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as participantes do estudo foram as educadoras cooperantes que acompanharam o meu estágio. Pretendi que as educadoras cooperantes/participantes estivessem presentes, ou seja, sempre atualizadas, durantes as diferentes fases do estudo. Concluída a elaboração deste projeto de investigação posso inferir que as conceções e práticas das educadoras no que se refere à organização do espaço e dos recursos educativos, estão associadas aos modelos pedagógicos, perfilhados pelas educadoras, bem como às conceções que têm sobre a criança.por
dc.description.abstractThis investigation project which I have titled “Organization of space and educational resources in childhood context: conceptions and kindergarten teacher practice” refers, as its title indicates, to the thematic of the organization of space and educational resources. The main objective that guided the development of the project was to understand and interpret the conceptions and the pedagogical sense that the kindergarten teachers attribute to the organization of space and materials, as educational resources. At the same time, this study also has the intention to improve existing spaces in the nursery and garden-care rooms in order to create greater challenges and experiences in the learning achieved by the children. From a methodological point of view, this investigation project was thought under the interpretive paradigm, through the qualitative methodology in education and is therefore induced and was developed in a research-action approach. It was necessary to make methodological choices of collection and analysis of information, but also intervention and in turn, their interpretation. The sources of information collection considered most appropriate for this study were participant observation and interview survey. The analysis of the information was done through content analysis and interpretation. The contexts of study were the rooms of the institutions where the two internships took place within the Masters in Preschool Education, and the study participants were cooperating teachers who followed my internship. I intended that the cooperating teachers / participants were present, i.e., always updated, during the different phases of the study. Concluded the elaboration of this investigation project I can infer that the conceptions and practices of the teachers in relation to the organization of space and educational resources are associated with the pedagogical models adopted by the educators as well as with the conceptions that they have on the child.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.identifier.tid201191237
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7977
dc.language.isoporpor
dc.subjectOrganização do espaçopor
dc.subjectRecursos educativospor
dc.subjectEducadores de infânciapor
dc.subjectParadigma interpretativopor
dc.subjectOrganization of spaceen
dc.subjectEducational resourcesen
dc.subjectEarly childhood educatorsen
dc.subjectInterpretative paradigmen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleOrganização do espaço e dos recursos educativos em contextos de infânciapor
dc.title.alternativeconceções e práticas das educadoras de infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projecto de Investigação_versao definitiva_Ana Frias.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: