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A evolução no desenvolvimento fonológico de crianças dos 3 e os 6 anos de idade:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLeitão, Ana Rita
dc.contributor.authorMarques, Natália
dc.date.accessioned2019-09-04T17:03:34Z
dc.date.available2019-09-04T17:03:34Z
dc.date.issued2019-06-13
dc.description.abstractEste relatório do Mestrado em Educação Pré-Escolar reflete sobre os desvios da fala mais recorrentes no Português Europeu (PE) de maneira a analisar se estão dentro do padrão estipulado para as diferentes idades, definindo a ordem de aquisição de fonemas do PE, quais os processos fonológicos, fonéticos e silábicos mais utilizados na faixa etária entre os 3 e os 6 anos de idade. O público-alvo foi constituído por 20 crianças, respeitando intervalos de idades previamente definidos – [3;0-3;6], [4;0-4;6], [5;0-5;6] e [5;6-6;0]. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionários direcionados aos encarregados de educação e, fundamentalmente, por meio de dois testes fonético-fonológicos junto das crianças selecionadas. Os testes foram de elaboração própria, tendo por base o Manual ALPE: Avaliação da Linguagem em Pré-Escolar. Para tal, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo, recorreu-se à análise estatística para analisar e avaliar as respostas obtidas nos testes e à análise documental. Com esta investigação conclui-se que existe uma evolução significativa no desenvolvimento fonológico entre os 3 e os 6 anos de idade, sublinhando a ideia de que, as crianças quando terminam o pré-escolar ainda não possuem todas as consoantes adquiridas uma vez que o conhecimento fonológico da língua materna só está estabilizado à entrada para o 1ºciclo, contudo, por volta dos 5/6 anos de idade a criança atinge a qualidade de produção fónica de um adulto. A partir das evidências recolhidas e do cruzamento com estudos de especialidade, o presente estudo proporciona uma ponderação do que é esperado para cada idade e o papel do educador ao nível do desenvolvimento fonológico da criança em idade pré-escolar.pt_PT
dc.identifier.tid202279510pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29643
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento linguísticopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento fonológicopt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectDesvios articulatóriospt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.titleA evolução no desenvolvimento fonológico de crianças dos 3 e os 6 anos de idade:pt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT

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