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A evolução no desenvolvimento fonológico de crianças dos 3 e os 6 anos de idade:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leitão, Ana Rita | |
dc.contributor.author | Marques, Natália | |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T17:03:34Z | |
dc.date.available | 2019-09-04T17:03:34Z | |
dc.date.issued | 2019-06-13 | |
dc.description.abstract | Este relatório do Mestrado em Educação Pré-Escolar reflete sobre os desvios da fala mais recorrentes no Português Europeu (PE) de maneira a analisar se estão dentro do padrão estipulado para as diferentes idades, definindo a ordem de aquisição de fonemas do PE, quais os processos fonológicos, fonéticos e silábicos mais utilizados na faixa etária entre os 3 e os 6 anos de idade. O público-alvo foi constituído por 20 crianças, respeitando intervalos de idades previamente definidos – [3;0-3;6], [4;0-4;6], [5;0-5;6] e [5;6-6;0]. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionários direcionados aos encarregados de educação e, fundamentalmente, por meio de dois testes fonético-fonológicos junto das crianças selecionadas. Os testes foram de elaboração própria, tendo por base o Manual ALPE: Avaliação da Linguagem em Pré-Escolar. Para tal, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo, recorreu-se à análise estatística para analisar e avaliar as respostas obtidas nos testes e à análise documental. Com esta investigação conclui-se que existe uma evolução significativa no desenvolvimento fonológico entre os 3 e os 6 anos de idade, sublinhando a ideia de que, as crianças quando terminam o pré-escolar ainda não possuem todas as consoantes adquiridas uma vez que o conhecimento fonológico da língua materna só está estabilizado à entrada para o 1ºciclo, contudo, por volta dos 5/6 anos de idade a criança atinge a qualidade de produção fónica de um adulto. A partir das evidências recolhidas e do cruzamento com estudos de especialidade, o presente estudo proporciona uma ponderação do que é esperado para cada idade e o papel do educador ao nível do desenvolvimento fonológico da criança em idade pré-escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202279510 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29643 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento linguístico | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento fonológico | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Desvios articulatórios | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.title | A evolução no desenvolvimento fonológico de crianças dos 3 e os 6 anos de idade: | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar | pt_PT |