Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

EDUCAR PARA OS AFETOS NA ESCOLA

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Vanessa Lopes.pdf2.11 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo enquadra-se no âmbito do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema central as emoções e a gestão emocional. Estando as emoções na base de como nos sentimos e agimos, torna-se crucial identificar, conhecer e saber como as podemos gerir em diversas situações. Assim, foi pertinente realizar este estudo, pois o desenvolvimento de competências emocionais poderão vir a influenciar a maneira de agir e de o ser se relacionar com os outros. Para realizar o estudo, foi fulcral definir os seguintes objetivos: - desenvolver um projeto de intervenção que permita aos alunos um maior conhecimento das suas emoções e da forma de as gerir; - desenvolver nos alunos competências de identificação dos vários tipos de emoções (agradáveis e desagradáveis); - compreender a influência da gestão das emoções nas aprendizagens dos alunos. De forma a dar resposta aos objetivos, adotou-se a Metodologia do Trabalho de Projeto que contribuiu para definir e implementar um projeto de intervenção, numa turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico. A estratégia de pesquisa, investigação-ação em conjunto com esta metodologia possibilitou intervir sobre uma realidade concreta, onde se tornava premente um trabalho no âmbito da gestão das emoções. Após a implementação do projeto, foi possível observar alterações ao nível dos comportamentos e na gestão emocional dos alunos, pelo que se concluiu que o projeto realizado contribuiu de forma significativa para estes resultados.
The present study falls within the scope of the Master’s degree for Qualification for Teaching in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Primary Education, and it’s centrally theme emotions and emotional management. Being emotions on the basis of how we feel and act, i tis crucial to identify, know and know how we can manage them in various situations. Thus, it was pertinent to canny out this study because the development of emotional skills may come influence the way of acting and being related to othens. For realize the study, it was central to define the following objectives: - develop na intervention project that enables students to gain a greater understanding of their emotions and how to manage them; - develop in students skills to identify various types of emotions (pleasant or unpleasant); - understand the influence of managing emotions on students’ learning. In order to meet the objectives, the Project Work Methodology was adopted, which contributed to the definition and implementation of an intervention project in a class of the 1st grade of elementary school. The research strategy, action research together with this methodology made it possible to intervening on a concrete reality where a work in the management of emotions became pressing. After the implementation of the project, it was possible to observe changes in the level of behaviour and emotional management of students, so it was concluded that the project carried out contibuted significantly to these results.

Description

Keywords

educação emocional, gestão emocional na escola, inteligência emocional, papel das emoções. emotional education, emotional management at school, role of emotions, emotional intelligence.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue