Repository logo
 
Publication

O brincar e o processamento sensorial em crianças dos 36 aos 72 meses

datacite.subject.fosIntegração Sensorialpt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Isabel
dc.contributor.authorCardoso, Margarida
dc.date.accessioned2024-08-23T09:57:36Z
dc.date.available2024-08-23T09:57:36Z
dc.date.issued2024-07-02
dc.description.abstractResumo: Brincar é a principal ocupação nos primeiros anos de vida da criança, existindo um papel central do processamento sensorial no desenvolvimento do brincar (Parham & Fazio, 2008). Neste sentido, importa perceber a relação que existe entre o processamento sensorial da criança e as competências do brincar. Objetivos: Verificar a relação entre o brincar e o processamento sensorial em crianças dos 36 aos 72 meses. Metodologia: Foram utilizados os instrumentos Revised Knox Preschool Play Scale e Perfil Sensorial 2, com uma amostra de 55 crianças, residentes no distrito de Lisboa, com idades compreendidas entre os 36 e os 72 meses e desenvolvimento típico. O Perfil Sensorial 2 foi preenchido pelo cuidador principal. Para observação da escala Revised Knox Preschool Play Scale as crianças foram observadas por um terapeuta em contexto educativo, em interior e exterior no parque infantil, em grupos de pares. Resultados: Foi identificada a existência de uma relação entre os diversos domínios da Revised Knox Preschool Play Scale e os quadrantes e secções do Perfil Sensorial 2. De entre as relações encontradas, identifica-se que crianças com uma idade do brincar abaixo de mais de 8 meses da sua idade cronológica apresentam dificuldades no processamento tátil. Simultaneamente, crianças com hiperresponsividade tátil apresentam diferenças no interesse e cooperação, e crianças com hiperresponsividade auditiva e ao movimento apresentam diferenças na atenção. A criança sensível apresenta idades do brincar abaixo da sua idade cronológica na gestão de material, na participação, na construção, na atenção, na cooperação, no humor e na idade geral do brincar. A criança que evita apresenta idades do brincar abaixo da sua idade cronológica na atenção e cooperação. A criança espetadora ou passiva apresenta idades do brincar abaixo da sua idade cronológica no interesse, na atenção e na cooperação. Conclusão: Os resultados obtidos evidenciam uma relação entre o processamento sensorial e o brincar, sendo que crianças com características sensoriais atípicas apresentam um brincar abaixo da sua idade cronológica em várias dimensões e crianças com competências de brincar abaixo da idade cronológica apresentam dificuldades no processamento tátil.pt_PT
dc.identifier.tid203682300pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51853
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntegração sensorialpt_PT
dc.subjectProcessamento sensorialpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectPediatriapt_PT
dc.titleO brincar e o processamento sensorial em crianças dos 36 aos 72 mesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Saúde do Alcoitão
thesis.degree.nameMestrado em Terapia Ocupacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto Final_Brincar e Processamento Sensorial dos 36 aos 72 meses_julho_Margarida Cardoso.pdf
Size:
6.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: