Publication
A eficácia da formação no contexto de trabalho
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Luísa Junça da | |
dc.contributor.author | Sousa, Norton Almeida de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T16:50:20Z | |
dc.date.available | 2022-11-24T16:50:20Z | |
dc.date.issued | 2021-07 | |
dc.description.abstract | A importância da formação profissional para o desempenho tem vindo a ser empiricamente demonstrada. O presente estudo teve como objetivos: (1) analisar se a formação, em formato e-learning, em inteligência emocional (IE), influencia o engagement, e o desempenho; (2) analisar a relação entre IE e engagement, e desempenho, e; (3) analisar se o engagement modera a relação entre IE e desempenho. Para isso, levou-se a cabo um estudo quase-experimental, com dois grupos: experimental e de controlo, com duas medições (antes e após a formação). O grupo experimental teve uma formação e-learning sobre inteligência emocional. O grupo de controlo não teve formação nenhuma. Para analisar o impacto da formação na inteligência emocional e no engagement, verificou-se se existiam diferenças significativas nos níveis de engagement e de IE, antes e após a formação. Os resultados mostraram que: (1) houve diferenças significativas nos níveis de IE e de engagement, antes e depois da formação, mostrando um aumento significativo após a formação. A IE revelou estar positivamente associada ao engagement e ao desempenho. Contudo, o engagement não moderou a relação entre a IE e o desempenho. Assim, o estudo mostra que a formação e-learning, mesmo de curta duração, parece se eficaz para o incremento de competências como a IE, e atitudes como o engagement. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202923347 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42422 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | e-learning | pt_PT |
dc.subject | Inteligência Emocional | pt_PT |
dc.subject | Engagement. | pt_PT |
dc.subject | Desempenho. | pt_PT |
dc.title | A eficácia da formação no contexto de trabalho | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos | pt_PT |