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Abstract(s)
A importância da formação profissional para o desempenho tem vindo a ser empiricamente demonstrada. O presente estudo teve como objetivos: (1) analisar se a formação, em formato e-learning, em inteligência emocional (IE), influencia o engagement, e o desempenho; (2) analisar a relação entre IE e engagement, e desempenho, e; (3) analisar se o engagement modera a relação entre IE e desempenho. Para isso, levou-se a cabo um estudo quase-experimental, com dois grupos: experimental e de controlo, com duas medições (antes e após a formação). O grupo experimental teve uma formação e-learning sobre inteligência emocional. O grupo de controlo não teve formação nenhuma. Para analisar o impacto da formação na inteligência emocional e no engagement, verificou-se se existiam diferenças significativas nos níveis de engagement e de IE, antes e após a formação. Os resultados mostraram que: (1) houve diferenças significativas nos níveis de IE e de engagement, antes e depois da formação, mostrando um aumento significativo após a formação. A IE revelou estar positivamente associada ao engagement e ao desempenho. Contudo, o engagement não moderou a relação entre a IE e o desempenho. Assim, o estudo mostra que a formação e-learning, mesmo de curta duração, parece se eficaz para o incremento de competências como a IE, e atitudes como o engagement.
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Keywords
Formação e-learning Inteligência Emocional Engagement. Desempenho.