Publication
Práticas didáticas de LGP para o 3.º CEB e ensino secundário
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Morais,, Amílcar José Oliveira de Sousa | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Maria Manuel Vasques Osório | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T10:33:19Z | |
| dc.date.available | 2025-11-14T10:33:19Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-06 | |
| dc.description.abstract | presente estudo sustenta-se numa abordagem teórico-metodológica que valoriza o modelo bilingue de educação, reconhecendo a Língua Gestual Portuguesa (LGP) como fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. A disciplina de LGP para os alunos Surdos é crucial para acederem à sua primeira Língua (L1), ao conhecimento e à informação facilitando o seu desenvolvimento linguístico, pessoal, social, cultural e identitário, desta forma, os mesmos sentem-se parte de uma Cultura própria, mas com as mesmas oportunidades de todos os cidadãos. Este relatório final tem como base a questão: Existe ou não carência de material didático que suporte as práticas didáticas, do docente de LGP, no 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no Ensino Secundário? O estudo identifica uma evidente carência de recursos didáticos adequados aos níveis de ensino referidos, baseando-se nos dados recolhidos de um questionário aplicado a docentes de LGP, e na análise compreensiva e interpretativa de atividades letivas onde se utilizaram materiais didáticos construídos pela mestranda durante a Prática de Ensino Supervisionada I e II no ano letivo 2023/2024 e durante o ano letivo 2024/2025 em que exerce a profissão de docente de LGP. Os dados recolhidos confirmam a necessidade de desenvolvimento e disponibilização de materiais pedagógicos que estejam alinhados com o Programa Curricular de LGP (PCLGP), facilitando a planificação de aulas, a consolidação de aprendizagens significativas e o sucesso educativo dos alunos Surdos. A autora defende a urgência de uma intervenção concertada que envolva a produção de materiais didáticos inovadores, acessíveis e culturalmente apropriados, bem como o reforço da formação contínua dos docentes de LGP. Por fim, este estudo procura ser um contributo teórico e prático para a melhoria das práticas didáticas na disciplina de LGP e pretende constituir uma base de reflexão para futuras investigações nesta área, o que promoveria a equidade e o reconhecimento efetivo da diversidade linguística e cultural da Comunidade Surda no sistema educativo português. | por |
| dc.description.abstract | This study is based on a theoretical-methodological approach that values the bilingual model of education, recognising Portuguese Sign Language (PSL) as fundamental in the teaching-learning process and in the inclusion of Deaf students. The subject of PSL for deaf students is crucial to their access to their first language (L1), knowledge and information, facilitating their linguistic, personal, social, cultural and identity development, so that they feel part of a culture of their own, but with the same opportunities as all citizens. This final report is based on the question: Is there a shortage of teaching materials to support the teaching practices of PSL teachers in the 3rd Cycle of Basic Education (CBE) and Secondary Education? The study identifies a clear lack of adequate teaching resources for the aforementioned levels of education, based on the data collected from a questionnaire applied to PSL teachers, and on the comprehensive and interpretative analysis of teaching activities where didactic materials built by the master's student were used during Supervised Teaching Practice I and II in the 2023/2024 school year and during the 2024/2025 school year in which she worked as an PSL teacher. The data collected confirms the need to develop and make available teaching materials that are aligned with the PSL Curriculum Programme (CPPSL), facilitating lesson planning, the consolidation of meaningful learning and the educational success of Deaf students. The author defends the urgency of a concerted intervention involving the production of innovative, accessible and culturally appropriate teaching materials, as well as the reinforcement of ongoing training for PSL teachers. Last but not least, this study seeks to make a theoretical and practical contribution to improving teaching practices in the subject of PSL and aims to provide a basis for reflection for future research in this area, which would promote equity and the effective recognition of the linguistic and cultural diversity of the Deaf Community in the Portuguese education system. | eng |
| dc.identifier.tid | 204048427 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/59753 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.subject | Alunos Surdos | |
| dc.subject | Docentes de LGP | |
| dc.subject | Didática da LGP | |
| dc.subject | Programa Curricular de LGP e Materiais Didáticos | |
| dc.subject | Deaf students | |
| dc.subject | PSL teachers | |
| dc.subject | PSL teaching | |
| dc.subject | PSL Curriculum Programme and Teaching Materials | |
| dc.title | Práticas didáticas de LGP para o 3.º CEB e ensino secundário | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa |
