Repository logo
 
Publication

O comportamento do consumidor em relação às estratégias de marketing digital: uma reflexão acerca de push notifications, promoções e descontos em lojas de roupas

dc.contributor.advisorFernandes, Filipa
dc.contributor.authorAlmeida, Thyago Douglas Mendes de
dc.date.accessioned2025-09-04T14:15:19Z
dc.date.available2025-09-04T14:15:19Z
dc.date.issued2025-07-24
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que o ambiente digital modificou profundamente as dinâmicas de consumo, a pesquisa procurou compreender de que forma tais estratégias influenciam o comportamento de compra e a fidelização de consumidores com diferentes perfis. A pergunta de investigação que orienta este trabalho é: de que maneira as estratégias de marketing digital, como push notifications e promoções, influenciam o comportamento de compra e a fidelização de consumidores de roupas de diferentes perfis? O objetivo geral foi investigar essa relação, e os objetivos específicos incluíram: explorar a influência dessas estratégias nos hábitos de compra, identificar motivações e resistências dos consumidores, e descrever suas perceções sobre as ações das marcas para promover a fidelidade. O públicoalvo da pesquisa foi composto por 15 consumidores portugueses, entre 20 e 30 anos, com hábitos de compra híbridos (online e presenciais), frequentadores de centros comerciais eclientes de marcas como Zara, H&M, Lefties, Springfield e Timberland. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, analisadas à luz da técnica de análise de conteúdo descritiva, conforme Bardin (2011). A amostra foi definida por conveniência e a saturação das respostas foi usada como critério de encerramento. Os resultados revelam que a eficácia das push notifications depende da personalização e do momento de envio. Enquanto alguns consumidores consideram essas notificações úteis e estimulantes, outros as percebem como irrelevantes ou intrusivas.por
dc.identifier.tid203992695
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58544
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectMarketing digital
dc.subjectPush notifications
dc.subjectDesconto em lojas
dc.titleO comportamento do consumidor em relação às estratégias de marketing digital: uma reflexão acerca de push notifications, promoções e descontos em lojas de roupas
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digital (regime de ensino à distância)

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
thyago_almeida.pdf
Size:
568.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: