Repository logo
 
Publication

Bullying em contexto escolar:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorMarques, Fábio
dc.date.accessioned2021-06-18T11:48:07Z
dc.date.available2021-06-18T11:48:07Z
dc.date.issued2020-02-07
dc.description.abstractEste trabalho engloba o relatório final da prática de ensino supervionada onde este esta inserido as quatros áreas/ dimensões, Formação Profissional, Social e Ética (Área 1), Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem (Área 2), Participação na escola e de relação com a comunidade (Área 3) e por ultimo Desenvolvimento Profissional ao longo da vida (Área 4).O trabalho de investigação científica, realizado durante a PES, foi o tema do Bullying em contexto escolar. O objetivo deste estudo foi verificar prevalência de Bullying, identificando também as causas e motivações que levam à prática destes atos, passando pelos meios em que são realizados. A amostra foi constituída por 34 alunos de duas turmas, uma do 12º ano da e outra turma do 11º ano, de uma escola secundária do concelho do Montijo, ambas de cursos técnico/profissionais com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos de idade, de ambos os sexos. O questionário utilizado foi o de Melim (2011). Os resultados revelaram que o grupo de "agressores" foi composto por 9% (n=3), sendo a sua totalidade do sexo masculino. O grupo das "vítimas" perfez 6% (n=2) sendo 1 rapaz e 1 rapariga. A forma mais comum de Bullying, com 20,7% foi chamar nomes feios. Quanto ao local mais frequente, onde ocorreu o Bullying, foi no recreio com uma percentagem de 39,9% seguido na sala de aula e no corredor e escadas da escola com uma percentagem de 9,2% cada. É importante perceber se os jovens, já foram ou são vítimas de atos de Bullying, se foram ou são indivíduos bullys (agressores), em que condições é que foram vítimas ou agressores, em que locais é que os atos aconteceram e de forma a poder haver algum tipo de intervenção.pt_PT
dc.identifier.tid202483720pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36816
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectVitimaspt_PT
dc.subjectAgressores e não envolvidospt_PT
dc.subjectContexto escolarpt_PT
dc.subjectSexopt_PT
dc.subjectAnos de escolaridadept_PT
dc.titleBullying em contexto escolar:pt_PT
dc.title.alternativeuma forma de magoarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Fabio Marques.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format