Publication
Fatores de viabilidade das rotas do Ártico na navegação comercial
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Fernando Cruz | |
dc.contributor.author | Pinto, Liina Maria Milhazes | |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T14:28:43Z | |
dc.date.available | 2023-09-29T14:28:43Z | |
dc.date.issued | 2017-12-06 | |
dc.description.abstract | O paulatino degelo do Oceano Ártico tem vindo a expor as potencialidades económicas, até à data pouco exploradas, desta região, nomeadamente o potencial desenvolvimento de novas rotas por parte da marinha mercante. Este trabalho propõe-se analisar se as duas rotas do Ártico, o Northern Sea Route (NSR) e o Northwest Passage (NWP), poderão vir a constituir alternativas às tradicionais rotas, nomeadamente as que atravessam os Canais do Suez e do Panamá. Paralelamente, tentar-se-á avaliar o potencial de conflitualidade e de cooperação internacional que o desenvolvimento desta região apresenta. Tratando-se de uma dissertação em que se analisa uma questão actual e em célere mutação optou-se por uma abordagem interdisciplinar que permite aferir quais são os factores e de que forma poderão promover ou obstar ao desenvolvimento das rotas do Ártico. Para uma melhor sistematização das múltiplas condicionantes avaliadas recorreu-se a quadros SWOT e PESTEL. Verificou-se que a vantagem competitiva da NSR e do NWP prende-se, sobretudo, com uma considerável redução da distância a ser percorrida pelos navios. Contudo, factores geográficos (pouca profundidade das águas e existência de inúmeros estreitos) e logísticos (falta de infraestruturas) intrínsecos a estas rotas, bem como factores externos – entre outros o preço dos combustíveis e condições de navegabilidade nas rotas concorrentes – estão a condicionar o desenvolvimento das mesmas. Da avaliação de factores políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e jurídicos, internos e externos das rotas Árticas concluiu-se que apesar de não serem, a curto e talvez até médio prazo, atraentes no plano da navegação comercial, as mesmas poderão ser impulsionadas, a título de exemplo, por interesses políticos, militares ou até pelo desenvolvimento extractivo da região. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202329330 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46896 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ártico | pt_PT |
dc.subject | Northern sea route | pt_PT |
dc.subject | Northwest passage | pt_PT |
dc.subject | Navegação comercial | pt_PT |
dc.subject | Arctic council | pt_PT |
dc.title | Fatores de viabilidade das rotas do Ártico na navegação comercial | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Gestão Portuária | pt_PT |