Repository logo
 
Publication

Fatores de viabilidade das rotas do Ártico na navegação comercial

dc.contributor.advisorGonçalves, Fernando Cruz
dc.contributor.authorPinto, Liina Maria Milhazes
dc.date.accessioned2023-09-29T14:28:43Z
dc.date.available2023-09-29T14:28:43Z
dc.date.issued2017-12-06
dc.description.abstractO paulatino degelo do Oceano Ártico tem vindo a expor as potencialidades económicas, até à data pouco exploradas, desta região, nomeadamente o potencial desenvolvimento de novas rotas por parte da marinha mercante. Este trabalho propõe-se analisar se as duas rotas do Ártico, o Northern Sea Route (NSR) e o Northwest Passage (NWP), poderão vir a constituir alternativas às tradicionais rotas, nomeadamente as que atravessam os Canais do Suez e do Panamá. Paralelamente, tentar-se-á avaliar o potencial de conflitualidade e de cooperação internacional que o desenvolvimento desta região apresenta. Tratando-se de uma dissertação em que se analisa uma questão actual e em célere mutação optou-se por uma abordagem interdisciplinar que permite aferir quais são os factores e de que forma poderão promover ou obstar ao desenvolvimento das rotas do Ártico. Para uma melhor sistematização das múltiplas condicionantes avaliadas recorreu-se a quadros SWOT e PESTEL. Verificou-se que a vantagem competitiva da NSR e do NWP prende-se, sobretudo, com uma considerável redução da distância a ser percorrida pelos navios. Contudo, factores geográficos (pouca profundidade das águas e existência de inúmeros estreitos) e logísticos (falta de infraestruturas) intrínsecos a estas rotas, bem como factores externos – entre outros o preço dos combustíveis e condições de navegabilidade nas rotas concorrentes – estão a condicionar o desenvolvimento das mesmas. Da avaliação de factores políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e jurídicos, internos e externos das rotas Árticas concluiu-se que apesar de não serem, a curto e talvez até médio prazo, atraentes no plano da navegação comercial, as mesmas poderão ser impulsionadas, a título de exemplo, por interesses políticos, militares ou até pelo desenvolvimento extractivo da região.pt_PT
dc.identifier.tid202329330pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46896
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectÁrticopt_PT
dc.subjectNorthern sea routept_PT
dc.subjectNorthwest passagept_PT
dc.subjectNavegação comercialpt_PT
dc.subjectArctic councilpt_PT
dc.titleFatores de viabilidade das rotas do Ártico na navegação comercialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão Portuáriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Liina Maria Milhazes Pinto.pdf
Size:
2.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: