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Abstract(s)
O paulatino degelo do Oceano Ártico tem vindo a expor as potencialidades económicas, até à
data pouco exploradas, desta região, nomeadamente o potencial desenvolvimento de novas
rotas por parte da marinha mercante.
Este trabalho propõe-se analisar se as duas rotas do Ártico, o Northern Sea Route (NSR) e o
Northwest Passage (NWP), poderão vir a constituir alternativas às tradicionais rotas,
nomeadamente as que atravessam os Canais do Suez e do Panamá. Paralelamente, tentar-se-á
avaliar o potencial de conflitualidade e de cooperação internacional que o desenvolvimento
desta região apresenta.
Tratando-se de uma dissertação em que se analisa uma questão actual e em célere mutação
optou-se por uma abordagem interdisciplinar que permite aferir quais são os factores e de que
forma poderão promover ou obstar ao desenvolvimento das rotas do Ártico. Para uma melhor
sistematização das múltiplas condicionantes avaliadas recorreu-se a quadros SWOT e
PESTEL.
Verificou-se que a vantagem competitiva da NSR e do NWP prende-se, sobretudo, com uma
considerável redução da distância a ser percorrida pelos navios. Contudo, factores geográficos
(pouca profundidade das águas e existência de inúmeros estreitos) e logísticos (falta de
infraestruturas) intrínsecos a estas rotas, bem como factores externos – entre outros o preço
dos combustíveis e condições de navegabilidade nas rotas concorrentes – estão a condicionar
o desenvolvimento das mesmas.
Da avaliação de factores políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e jurídicos,
internos e externos das rotas Árticas concluiu-se que apesar de não serem, a curto e talvez até
médio prazo, atraentes no plano da navegação comercial, as mesmas poderão ser
impulsionadas, a título de exemplo, por interesses políticos, militares ou até pelo
desenvolvimento extractivo da região.
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Keywords
Ártico Northern sea route Northwest passage Navegação comercial Arctic council