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Advisor(s)
Abstract(s)
O efetivo trabalho dissertativo tem como desígnio de ponderar a formação continuada dos educadores da Educação Infantil no município de São Luis Gonzaga do Maranhão – MA, a fim de examinar de que maneira o município referenciado, implementou as políticas públicas ordenadas pela União e constituídas pelo Plano Nacional de Educação. A pesquisa é qualitativa, interpretativa e foi efetivada por intermédio de uma pesquisa exproratória em duas escolas do ensino infantil. A estrutura do trabalho exigiu uma sucinta retrospecção histórica da gênese dos professores no Brasil, abordando as políticas contemporâneas de formação continuada efetivadas na última década, e expõe os conceitos de formação continuada com alguns enfoques atuais, analisando as tensões apresentadas por vários autores da área. A Creche Municipal Professora Maria Fernandes Freitas e o Jardim de Infância Vitor Sousa Silva – localizadas na sede do município, foram os lócus da pesquisa realizada por meio de análise documental, observação das ações de formação continuada e entrevistas semiestruturada. Os resultados despontam para melhorias a serem implantadas para potencializar as políticas de formação contínua. Assim, pode-se afirmar que entre os desafios mas importantes identificados na pesquisa, configuram-se dois aspectos centrais do programa do município “planejamento e o tempo”, apontados de forma geral por todos os entrevistados como sendo “insuficientes” e neste caso a realização dos treinamentos e capacitação ofertadas ficam de certa forma insatisfatória.
Description
Keywords
formação docente educação
