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Sistemas de gestão sustentável para catering em eventos: Proposta de um referencial de avaliação

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Abstract(s)

Numa altura em que os eventos são um fenómeno cada vez mais proliferado e significativo, surge a consciencialização progressiva do impacte que têm a nível económico, sociocultural e ambiental, não só para a comunidade local onde o evento decorre, como também a nível global. A par desta consciencialização surge também uma crescente exigência de mercado para que todos os stakeholders do evento adoptem e se rejam por princípios de sustentabilidade. Assim, pretende-se neste trabalho questionar o impacte que uma empresa fornecedora de catering para eventos, enquanto stakeholder, representa em termos ambientais, assim como propor medidas para a redução desse mesmo impacte. A análise irá ser feita abordando a vertente ambiental, social e económica da questão. Para tal, e com base nos principais contributos teórico-práticos sobre o tema, irá ser construído um referencial de avaliação que permita averiguar e potenciar o desempenho da empresa nos três âmbitos acima referidos. Este modelo vai contemplar as principais dimensões e indicadores de sustentabilidade, e é parte integral de um modelo de gestão que pretende contribuir para a redução da pegada ecológica de cada um deles. No final, espera-se que este trabalho possa contribuir para os processos de consciencialização dos vários colaboradores de uma empresa, ajudando a que cada indivíduo possa consolidar práticas e atitudes de respeito e preservação do ambiente. Espera-se também contribuir para que as empresas de catering para eventos consigam estar plenamente adaptadas às exigências de mercado no que respeita a princípios de sustentabilidade, garantindo a sua competitividade no leque de fornecedores para eventos.
At a time when events are a phenomenon increasingly significant and wide spread, there’s a growing awareness of their economic, social-cultural, and environmental impacts, not only for the local community where the event takes place, but also worldwide. Alongside this awareness, the market is increasingly more demanding that every stakeholder of the event undertakes sustainable principles in their activities. Thus, this essay aims to question and evaluate the impact that a catering supplier for events causes on the environment, as well as to propose a number of measures to reduce such impact. The analysis will address the environmental, social and economical issues of this topic. To that effect, and based on the major theoretical and practical contributions on the subject, we will shape an assessment standard to measure and improve an organization’s performance in the three areas mentioned above. This model will address the key dimensions and indicators of sustainability, and it’s part of a management model that aims to reduce the ecological footprint of each one of them. In the end, we hope that this essay will contribute to the process of raising awareness of all the employees of an organization, inciting each one to develop and undertake and attitude of respect and preservation of the environment. We also expect to be able to help catering enterprises to be fully up-to-date and adapted to the demands of the market with regard to principles of sustainability, ensuring their competitiveness in suppliers for events’ sector.

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Sistemas de gestão sustentável catering eventos Management systems sustainable events

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