Repository logo
 
Publication

Estratégia de implementação da gestão da manutenção em regime de outsourcing

dc.contributor.advisorSimões, António Santos
dc.contributor.authorSantos, Duarte Agostinho Suzano dos
dc.date.accessioned2022-06-06T15:46:51Z
dc.date.available2022-06-06T15:46:51Z
dc.date.issued2020-05-14
dc.date.submitted2019-05-29
dc.description.abstractUma convergência entre a manutenção e o outsourcing, e o desenvolvimento de parcerias mais complexas entre o fornecedor de serviços e o seu cliente, conduziram ao aparecimento de contratos de manutenção global. Neste tipo de colaboração, o cliente pode chegar a transferir para o fornecedor de serviços a responsabilidade de gerir todas as atividades de manutenção da sua fábrica, permitindo assim estabelecer uma parceria que tem de resultar numa situação benéfica para ambas as partes. A finalidade deste trabalho é elaborar um manual que permita auxiliar os responsáveis pelo processo de outsourcing na fábrica do cliente. Para isso, o manual apoia na gestão dos vários domínios da manutenção, mas também a conduzir a relação entre as partes do contrato, ao mesmo tempo que se estabelece um documento que permite uniformizar a forma como o fornecedor de serviços deve proceder durante a prática das suas funções. Para definir quais os objetivos que devem ser cumpridos em cada fase do processo de outsourcing, e como devem ser atingidas as metas fixadas, este trabalho recorre a um estudo que estrutura a forma de organizar um processo de gestão num contrato de manutenção global, a requisitos e indicações das normas de manutenção, e a conteúdo da literatura especializada. Todavia, para lograr o fim mencionado, mas acima de tudo para determinar quais as etapas que devem ser cumpridas em cada fase do processo de outsourcing, e com que encadeamento, este trabalho faz uso da experiência adquirida pelo autor num contrato de manutenção global. A maioria dos trabalhos desenvolvidos na área da manutenção por outsourcing debatem sobre a relação entre o fornecedor e o cliente, e sobre a sua viabilidade na perspetiva do cliente. Assim, este trabalho distingue-se por apresentar uma ferramenta que as organizações podem utilizar na prática para gerir um contrato de manutenção global.pt_PT
dc.identifier.tid203003080pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40917
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão da manutençãopt_PT
dc.subjectManual de gestão da manutençãopt_PT
dc.subjectOutsourcingpt_PT
dc.subjectStrategic outsourcingpt_PT
dc.subjectContrataçãopt_PT
dc.subjectContrato de manutenção globalpt_PT
dc.subjectFornecedor de serviçospt_PT
dc.subjectClientept_PT
dc.subjectParceriapt_PT
dc.subjectRelação com o clientept_PT
dc.subjectManutenção industrialpt_PT
dc.titleEstratégia de implementação da gestão da manutenção em regime de outsourcingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Duarte-Agostinho-Suzano-Santos.pdf
Size:
7.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format