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Abstract(s)
Este relatório contempla a análise, as experiências vivenciadas e aprendizagens adquiridas no estágio do 3º semestre do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem, Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria; a aquisição de competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ), bem como competências comuns do Enfermeiro Especialista, preconizadas segundo os regulamentos emanados pela Ordem dos Enfermeiros (2010) e sobre os quais incide o plano de estudos do referido Mestrado. Traduz igualmente a reflexão sobre como a aquisição de aprendizagens e competências influenciam a nossa prestação de cuidados de enfermagem, produzindo mudanças positivas e práticas de excelência.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento de aprendizagens foi a de projeto. Neste sentido, e partindo do autodiagnóstico baseado nas competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros e da reflexão sobre a nossa experiência e área de interesse pessoal, desenvolveu-se o projeto sobre o tema da adesão ao regime terapêutico do adolescente com ferida, perspetivando o contributo do cuidador.
Como objetivo pretendemos desenvolver competências específicas do
EEESCJ na assistência ao jovem com ferida e família na adesão ao regime terapêutico. Assim, procuramos analisar o processo de atendimento a este tipo de cliente e capacitar os enfermeiros dos serviços de Pediatria para esta temática.
Considerámos que estes objetivos foram atingidos na sua plenitude.
Partindo da premissa de que a adolescência se carateriza como um período de crescimento e de transição que implica múltiplas alterações (Hockenberry &
Wilson, 2014), tornou-se imperativo que o enfermeiro, ao atender o jovem e família, considerasse que as feridas na adolescência podem comprometer o desenvolvimento saudável. Assim, atendendo ao Regulamento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista (OE, 2010), o enfermeiro deverá, em parceria com a família, promover a adesão terapêutica do adolescente, adotando um ambiente seguro, no sentido de melhorar a qualidade dos cuidados e obter ganhos em saúde.
A Teoria do Conforto de Kolcaba sustentou a problemática, partindo de uma visão holística de conforto, na qual o cuidado ao adolescente com ferida tem como objetivo major a obtenção de maior conforto e a procura de comportamentos de saúde e, simultaneamente, capacitar o enfermeiro, enquanto cuidador, para o diagnóstico, planeamento, intervenção e avaliação do conforto de cada adolescente com ferida.
Description
Vol. 2 - Anexos
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermeiro especialista Adolescente Conforto Adesão à medicação Feridas Cuidadores
