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Abstract(s)
O presente documento integra um estudo realizado numa turma de Educação Pré-Escolar, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. De forma a espelhar o percurso realizado ao longo destes dois anos de mestrado, nomeadamente, nos estágios curriculares, o relatório está organizado em três partes fundamentais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva.
Na Introdução, podemos compreender a importância de aliar a prática de ensino supervisionada à componente teórica na formação inicial de professores. Neste seguimento, é, sucintamente, apresentado o contexto de cada um dos estágios curriculares (Educação em Creche, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico). É, ainda, destacada a importância da reflexão para a prática docente.
Na Componente Investigativa, surge o desenvolvimento do estudo realizado no sentido de dar resposta ao problema apresentado: que conhecimento didático mobilizou a educadora estagiária no âmbito da promoção de aprendizagens matemáticas?. Para isto, foi planificado, construído e dinamizado um jogo de tabuleiro em tamanho real com teor matemático. Optou-se por esta estratégia de promoção de aprendizagens dado que as crianças se entusiasmam com este género de atividades lúdicas e, consequentemente, compreendem mais facilmente os conteúdos programáticos. Posteriormente, construiu-se uma narração multimodal da prática pedagógica, a partir dos dados recolhidos, e analisou-se o conhecimento didático da matemática que a educadora estagiária mobilizou na dinamização do jogo que envolveu uma sessão. Esta análise foi feita com base no diagrama sobre o conhecimento didático desenvolvido por João Pedro da Ponte. Por conseguinte, a metodologia de investigação adotada segue os moldes de um estudo qualitativo, de índole interpretativo e design de estudo de caso. As técnicas selecionadas para a monitorização da intervenção foram a observação participante (com anotações escritas), o registo fotográfico e a gravação de áudio.
Na Componente Reflexiva é feita uma reflexão crítica e sustentada dos estágios curriculares concretizados durante o mestrado acima mencionado, no sentido de ressaltar o seu contributo para o crescimento pessoal e evolução profissional da futura profissional de educação.
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Keywords
Conhecimento Didático de Matemática Educação Pré-Escolar Aprendizagens Colaborativas Reflexão