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(Con)viver com a demência: o papel da estimulação cognitiva na qualidade de vida dos idosos institucionalizados na AMITEI

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMoisão, Ana Carina Henriques Teodósio
dc.contributor.authorTrindade, Laura Pagaimo
dc.date.accessioned2025-05-08T08:42:34Z
dc.date.available2025-05-08T08:42:34Z
dc.date.issued2025-03-19
dc.description.abstractO aumento da esperança média de vida constitui um marco significativo na evolução da humanidade, trazendo consigo desafios que a sociedade tem de enfrentar. A demência surge como uma das principais adversidades neste contexto, exigindo soluções que mitiguem os seus impactos e assegurem o bem-estar dos idosos. Estudos destacam a complexidade das vivências dos idosos e a importância de abordagens que promovam a sua qualidade de vida. A estimulação cognitiva revela-se uma estratégia eficaz, uma vez que atividades direcionadas podem melhorar substancialmente a memória e a cognição, favorecendo assim uma qualidade de vida superior para os idosos institucionalizados (Martinho, 2018). O presente estudo teve como objetivo principal avaliar e aprimorar a performance cognitiva de idosos institucionalizados com demência e com declínio cognitivo leve, através da implementação de um programa de estimulação cognitiva. Este projeto utiliza uma metodologia observacional e quantitativa. Para tal, foram selecionados dois instrumentos de avaliação: o Questionário Sociodemográfico e o Mini Mental State Examination (MMSE), complementados por uma grelha de observação direta para o registo das sessões. A amostra foi composta exclusivamente por mulheres (n=6), com idades compreendidas entre 80 e 91 anos (DP=3.472). Todas as participantes eram viúvas e as suas experiências profissionais abrangeram os setores dos serviços (50%, n=3), agricultura (16,7%, n=1) e indústria (33,3%, n=2), refletindo as oportunidades limitadas ao longo das suas vidas. Em relação à escolaridade, 33, 3% (n=2) completaram o ensino primário, 33,3% (n=2) o concluíram parcialmente, e 33,3% (n=2) eram analfabetas. Metade das participantes (50%, n=3) recebia pensões e complementos, enquanto as restantes dependiam exclusivamente da pensão de sobrevivência (50%, n=3). A maioria (83,3%, n=5) residia em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), enquanto uma participante mantinha maior autonomia ao frequentar um Centro de Dia. Os resultados evidenciaram que a estimulação cognitiva não só melhorou a memória e a cognição das participantes, como também teve um impacto positivo no seu bem-estar e autonomia. Houve um aumento significativo na capacidade de interação social, reforçando a necessidade de intervenções adaptadas às especificidades desta população e a importância de políticas públicas que assegurem cuidados adequados e acessíveis aos idosos. O estudo conclui que programas de estimulação cognitiva devem ser amplamente implementados em instituições, contribuindo assim para o envelhecimento ativo e saudável desta população vulnerável.por
dc.description.abstractThe increase in average life expectancy constitutes a significant milestone in the evolution of humanity, bringing with it challenges that society has to face. Dementia emerges as one of the main adversities in this context, requiring solutions that mitigate its impacts and ensure the wellbeing of the elderly. Studies highlight the complexity of older people's experiences and the importance of approaches that promote their quality of life. Cognitive stimulation has proven to be an effective strategy, since targeted activities can substantially improve memory and cognition, thus promoting a better quality of life for institutionalized elderly people (Martinho, 2018). The main objective of this study was to evaluate and improve the cognitive performance of institutionalized elderly people with dementia and mild cognitive decline, through the implementation of a cognitive stimulation program. This project uses an observational and quantitative methodology. To this end, two assessment instruments were selected: the Sociodemographic Questionnaire and the Mini Mental State Examination (MMSE), complemented by a direct observation grid to record the sessions. The sample was composed exclusively of women (n=6), aged between 80 and 91 years (SD=3.472). All participants were widows, and their professional experiences covered the service sectors (50%, n=3), agriculture (16,7%, n=1) and industry (33,3%, n=2), reflecting the limited opportunities throughout their lives. Regarding education, 33,3% (n=2) completed primary education, 33,3% (n=2) partially completed it, and 33,3% (n=2) were illiterate. Half of the participants (50%, n=3) received pensions and supplements, while the rest depended exclusively on the survivor's pension (50%, n=3). The majority (83,3%, n=5) lived in Residential Structures for the Elderly (ERPI), while one participant maintained greater autonomy by attending a Day Center. The results showed that cognitive stimulation not only improved the participants' memory and cognition, but also positively impacted their well-being and autonomy. These results reinforce the need for interventions adapted to the specificities of this population and the importance of public policies that ensure adequate and accessible care for the elderly. The study concludes that cognitive stimulation programs should be widely implemented in institutions, thus contributing to the active and healthy aging of this vulnerable population.eng
dc.identifier.tid203939077
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57781
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEstimulação cognitiva
dc.subjectdemência
dc.subjectqualidade de vida
dc.subjectDeclínio Cognitivo
dc.subjectCognitive stimulation
dc.subjectdementia
dc.subjectquality of life
dc.subjectCognitive Decline
dc.title(Con)viver com a demência: o papel da estimulação cognitiva na qualidade de vida dos idosos institucionalizados na AMITEIpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gerontologia Social

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