Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.01 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto consta de um estudo de caso em que se implementou um programa de
atividades de Expressão Musical com duas alunas de 1º ciclo com limitações ao nível do
desenvolvimento cognitivo. O objetivo foi avaliar o seu impacto ao nível dos benefícios nas
áreas da psicomotricidade, socialização e comunicação.
Foi recolhida a informação necessária para traçar uma caraterização global das alunas,
recorrendo a diversas fontes de informação qualitativas e quantitativas, que constam do
percurso escolar das alunas, assim como foram utilizados vários instrumentos de avaliação de
competências nas áreas em análise. Esta informação permitiu traçar o perfil de funcionalidade
das alunas para definir o programa a desenvolver.
Em seguida, foi implementado o programa de atividades musicais. Com recurso a uma
metodologia de participação ativa, as alunas participaram em sessões individuais de uma hora
semanal, nas quais se desenvolveram diversas atividades musicais com o objetivo de
desenvolver as competências nas áreas previamente referidas. Algumas das atividades
trabalhadas nas sessões individuais foram também desenvolvidas em contexto de turma, numa
perspetiva de reforçar a integração das alunas. Após a implementação do programa, foi feita
uma nova avaliação para compreender se as atividades tiveram ou não um impacto positivo no
desempenho das mesmas.
Os resultados mostraram que o programa teve um impacto positivo nas competências
em análise, sugerindo que a abordagem desenvolvida neste projeto contribui para o
desenvolvimento da psicomotricidade, da comunicação e da socialização em alunos com
limitações cognitivas.
Description
Keywords
Expressão Musical Problemas de Desenvolvimento Cognitivo Psicomotricidade Comunicação Socialização