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Intenção de compra de suplementos alimentares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cidália
dc.contributor.authorBarbosa, Sara Isabel Cadinha
dc.date.accessioned2020-02-13T18:52:02Z
dc.date.available2020-02-13T18:52:02Z
dc.date.issued2020-02-07
dc.description.abstractPertinência e objetivo - Um comportamento baseado num estilo de vida saudável criou a oportunidade para as empresas investirem no setor dos Suplementos Alimentares e é notório o seu crescimento. Como resultado, observa-se um aumento de utilização destes produtos e, torna-se fundamental delinear estratégias face aos hábitos de consumo dos Suplementos. Este estudo pretende identificar os principais fatores relacionados com a intenção de compra dos Suplementos Alimentares. Metodologia – Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com a elaboração de um inquérito por questionário online (209 respostas) a residentes da área do Porto, sustentado pelos principais objetos de estudo da revisão da literatura. Desta forma, foi possível caracterizar o consumidor de Suplementos Alimentares, conhecer os seus hábitos e comportamentos de consumo, assim como, os principais fatores de motivação para a utilização destes produtos. Resultados e conclusões – Após o tratamento de dados, verificou-se que o típico consumidor de Suplementos Alimentares é do sexo feminino, com idade acima de 55 anos, com rendimentos intermédios e estudos superiores. A intenção comportamental face à utilização de Suplementos Alimentares é prevista pela atitude, normas subjetivas e o controlo comportamental percebido, o que permite explicar em parte o comportamento do consumidor de Suplementos Alimentares. Não obstante, os utilizadores de Suplementos, procuram o aconselhamento dos profissionais de saúde sobre estes produtos, cuja compra final recai nas farmácias com o principal objetivo de manter a saúde. Sobre padrões de utilização, verificou-se que a categoria mais frequentemente consumida são os multivitamínicos-minerais e, os ingredientes ativos e a qualidade do produto foram elementos do produto com especial influência. Pretende-se que este estudo possa contribuir com mais conhecimento e acrescentar valor no âmbito do comportamento do consumidor de Suplementos Alimentares.pt_PT
dc.identifier.tid202442136pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31373
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSuplementos alimentarespt_PT
dc.subjectComportamento do consumidor de suplementos alimentarespt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectHábitos e padrões de consumopt_PT
dc.titleIntenção de compra de suplementos alimentarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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