Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto da experiência em loja na lealdade e satisfação à marca no setor do retalho alimentar: caso Mercadona

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
maria_veloso.pdf1.75 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Objetivo - A presente investigação tem como objetivo perceber qual é o impacto da experiência do consumidor em loja na construção da lealdade e satisfação nas lojas Mercadona. Metodologia – Neste estudo, de natureza qualitativa e enquadrado como um estudo de caso, foi aplicado um inquérito por questionário para a recolha de dados, com o objetivo de testar as hipóteses de investigação formuladas. Através deste processo, foi possível obter uma amostra de 329 inquiridos, sendo que 312 foram consideradas válidas. Resultados e principais conclusões – Verificou-se que, no modelo conceptual, a dimensão física e a dimensão social com funcionários têm um impacto significativo na lealdade ao Mercadona, sendo que a dimensão física influencia a satisfação. As restantes dimensões, embora relevantes, não demonstraram efeitos estatisticamente significativos. Limitações – Como se trata de um estudo de caso, os resultados obtidos estão direcionados apenas para o Mercadona, não podendo ser generalizados para o setor do retalho alimentar em geral. Os resultados têm de ser analisados com precaução, dado que a amostra não é representativa da população e foi selecionada através de uma amostragem não probabilística por conveniência. Originalidade/Valor - Este estudo contribui para a literatura sobre a experiência do consumidor em loja e qual o seu impacto na lealdade e satisfação à marca. Vai preencher uma lacuna na literatura ao abordar especificamente o Mercadona, retalhista alimentar espanhol que, há cinco anos, tem um sucesso contínuo em Portugal.

Description

Keywords

Experiência do consumidor Lealdade Satisfação Retalho alimentar Mercadona Loja física

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence