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Subestações de tração e postos de catenária -engenharia

dc.contributor.advisorGomes, Mário Helder Rodrigues
dc.contributor.advisorCampaniço, José Manuel Sargento
dc.contributor.advisorCoelho, Paulo Manuel Machado
dc.contributor.advisorFerreira, Carlos Alberto Farinha
dc.contributor.authorFolgado, Miguel Ângelo Semedo
dc.date.accessioned2014-03-03T15:33:28Z
dc.date.available2014-03-03T15:33:28Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente relatório faz parte integrante do estágio curricular do Mestrado em Controlo e Electrónica industrial efetuado na REFER EPE, que teve como objetivo a descrição dos conhecimentos básicos de energia de tração, e dos trabalhos realizados dentro do mesmo tema. Neste documento são abordados diversos temas, como a caraterização técnica dos sistemas de tração, nomeadamente os como sistemas de alimentação de tração elétrica e a sua exploração, subestações de tensão alternada e subestações de tensão contínua e ainda postos de catenária, bem como a descrição da aparelhagem dos mesmos. Dento do tema de subestação de corrente alternada são abordadas as proteções próprias dos transformadores, os curto-circuitos entre duas subestações, e a metodologia de cálculo de proteções de distância No tema das subestações de corrente-contínua, é abordada a metodologia de cálculo de curto-circuitos na catenária (lado DC), e o respetivo estudo do dispositivo de proteção o detetor de defeito de linha e o teste associado, o ensaio de linha que permite ou não a reposição de tensão na catenária. Dentro deste trabalho é ainda abordado o tema do circuito de retorno da corrente de tração, terras e proteções. Estão ainda descritos dois acompanhamentos de trabalhos efetuados no terreno, nomeadamente um ensaio de relés de proteção e religação automática de disjuntor e uma montagem de uma caixa de comando elétrico de um seccionador. Por ultimo, neste trabalho é apresentado um estudo técnicoeconómico com vista à melhoria da eficiência energética na iluminação exterior das subestações de tração com o objetivo da redução de consumos explorando uma tecnologia inovadora pouco divulgada e bastante promissora no mercado da iluminação, o LEP. Este estágio teve para além dos objetivos mencionados anteriormente a integração no mundo do trabalho.por
dc.identifier.tid201826909
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5872
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Tomarpor
dc.subjectSistemas elétricos de traçãopor
dc.subjectSubestação de traçãopor
dc.subjectBifásicapor
dc.titleSubestações de tração e postos de catenária -engenhariapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceTomarpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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