Publication
Subestações de tração e postos de catenária -engenharia
dc.contributor.advisor | Gomes, Mário Helder Rodrigues | |
dc.contributor.advisor | Campaniço, José Manuel Sargento | |
dc.contributor.advisor | Coelho, Paulo Manuel Machado | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Carlos Alberto Farinha | |
dc.contributor.author | Folgado, Miguel Ângelo Semedo | |
dc.date.accessioned | 2014-03-03T15:33:28Z | |
dc.date.available | 2014-03-03T15:33:28Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente relatório faz parte integrante do estágio curricular do Mestrado em Controlo e Electrónica industrial efetuado na REFER EPE, que teve como objetivo a descrição dos conhecimentos básicos de energia de tração, e dos trabalhos realizados dentro do mesmo tema. Neste documento são abordados diversos temas, como a caraterização técnica dos sistemas de tração, nomeadamente os como sistemas de alimentação de tração elétrica e a sua exploração, subestações de tensão alternada e subestações de tensão contínua e ainda postos de catenária, bem como a descrição da aparelhagem dos mesmos. Dento do tema de subestação de corrente alternada são abordadas as proteções próprias dos transformadores, os curto-circuitos entre duas subestações, e a metodologia de cálculo de proteções de distância No tema das subestações de corrente-contínua, é abordada a metodologia de cálculo de curto-circuitos na catenária (lado DC), e o respetivo estudo do dispositivo de proteção o detetor de defeito de linha e o teste associado, o ensaio de linha que permite ou não a reposição de tensão na catenária. Dentro deste trabalho é ainda abordado o tema do circuito de retorno da corrente de tração, terras e proteções. Estão ainda descritos dois acompanhamentos de trabalhos efetuados no terreno, nomeadamente um ensaio de relés de proteção e religação automática de disjuntor e uma montagem de uma caixa de comando elétrico de um seccionador. Por ultimo, neste trabalho é apresentado um estudo técnicoeconómico com vista à melhoria da eficiência energética na iluminação exterior das subestações de tração com o objetivo da redução de consumos explorando uma tecnologia inovadora pouco divulgada e bastante promissora no mercado da iluminação, o LEP. Este estágio teve para além dos objetivos mencionados anteriormente a integração no mundo do trabalho. | por |
dc.identifier.tid | 201826909 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/5872 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Tomar | por |
dc.subject | Sistemas elétricos de tração | por |
dc.subject | Subestação de tração | por |
dc.subject | Bifásica | por |
dc.title | Subestações de tração e postos de catenária -engenharia | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Tomar | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |