Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final de Mestrado que apresento pretende evidenciar um projeto sobre
Educação Sexual (ES) realizado ao longo da prática educativa desenvolvida em
contexto de Jardim de Infância (JI) no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar
e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O projeto intitulado “Da Célula ao Ser” foi desenvolvido com 10 crianças da sala
lilás do JI, através do qual, numa primeira fase se pretendeu conhecer as suas
conceções acerca da Reprodução Humana e, posteriormente, as aprendizagens
realizadas. Foram objetivos do projeto: i) Conhecer o corpo; ii) Reconhecer a
existência de dois sexos; iii) Reconhecer o processo de reprodução humana -
fecundação, gravidez e parto.
As evidências recolhidas junto das crianças e famílias a par do interesse e motivação,
revelam ter havido evolução de conhecimentos sobre a temática. Constatou-se, ainda,
que as crianças, após a intervenção, continuaram a manifestar vontade de descobrir e
aprender. As aprendizagens efetuadas eram passíveis de ser observadas através de
conversas informais com as crianças, diálogos entre pares, brincadeiras, pelo
feedback das famílias e dos registos gráficos que as crianças foram elaborando.
Conclui-se assim, que a temática é pertinente e que a ES se pode iniciar, desde cedo,
sem receios e tabus em contexto de JI.
Description
Keywords
Educação Sexual Reprodução Humana Metodologia de Trabalho por Projetos Educação Pré-Escolar