Repository logo
 
Publication

O processo de ensino-aprendizagem e de transição para o ensino secundário de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCastro, Helena
dc.contributor.authorLoução, Patrícia
dc.date.accessioned2018-11-02T11:48:05Z
dc.date.available2018-11-02T11:48:05Z
dc.date.issued2016-10-25
dc.description.abstractO presente estudo resulta de uma preocupação pessoal e profissional em relação ao futuro dos jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. As crianças e jovens com disfunções cognitivas graves encontram-se, muitas vezes, completamente dependentes de todos aqueles que os rodeiam, nomeadamente no que se refere às decisões em relação ao seu futuro. Enquanto principal promotora de uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente das problemáticas que apresentam, a escola tem vindo a adaptar-se de modo a conseguir dar resposta a todas as crianças que acolhe, com uma política educativa centrada nas suas características e necessidades. O futuro de todas as crianças é influenciado pelo caminho que traçam na escola. No nosso estudo, investigámos quais são os processos de inclusão e qual é a resposta pedagógica que a escola oferece ao P., um aluno de 15 anos diagnosticado com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, de modo a prepará-lo da melhor maneira para a transição do 3º ciclo para o Ensino Secundário. Para este fim, realizámos entrevistas a informantes privilegiados, que convivem de perto com o aluno na escola e fazem parte de todo o processo. Apurámos que é um processo longo e contínuo e que tem de envolver dedicação e ação por parte de todos os intervenientes. Devido às grandes dificuldades que apresenta, o P. necessita de tempo e paciência para se adaptar a situações novas. É importante compreender que todos nós somos, de alguma maneira, responsáveis por estes jovens e devemos encontrar soluções para lhes desenvolvermos ao máximo as suas capacidades.pt_PT
dc.identifier.tid201555654pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24654
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDificuldade intelectual e desenvolvimentalpt_PT
dc.subjectTransiçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectResposta pedagógicapt_PT
dc.subjectFuturopt_PT
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem e de transição para o ensino secundário de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental:pt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Patr´cia Loução - ESE.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: