Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-25"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O processo de ensino-aprendizagem e de transição para o ensino secundário de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental:Publication . Loução, Patrícia; Castro, HelenaO presente estudo resulta de uma preocupação pessoal e profissional em relação ao futuro dos jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. As crianças e jovens com disfunções cognitivas graves encontram-se, muitas vezes, completamente dependentes de todos aqueles que os rodeiam, nomeadamente no que se refere às decisões em relação ao seu futuro. Enquanto principal promotora de uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente das problemáticas que apresentam, a escola tem vindo a adaptar-se de modo a conseguir dar resposta a todas as crianças que acolhe, com uma política educativa centrada nas suas características e necessidades. O futuro de todas as crianças é influenciado pelo caminho que traçam na escola. No nosso estudo, investigámos quais são os processos de inclusão e qual é a resposta pedagógica que a escola oferece ao P., um aluno de 15 anos diagnosticado com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, de modo a prepará-lo da melhor maneira para a transição do 3º ciclo para o Ensino Secundário. Para este fim, realizámos entrevistas a informantes privilegiados, que convivem de perto com o aluno na escola e fazem parte de todo o processo. Apurámos que é um processo longo e contínuo e que tem de envolver dedicação e ação por parte de todos os intervenientes. Devido às grandes dificuldades que apresenta, o P. necessita de tempo e paciência para se adaptar a situações novas. É importante compreender que todos nós somos, de alguma maneira, responsáveis por estes jovens e devemos encontrar soluções para lhes desenvolvermos ao máximo as suas capacidades.
- Ciclo Operacional vs Ciclo FaturaçãoPublication . Martins, Tiago Miguel Costa; Carneiro, Alberto